Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A busca da síntese‏

A Visão de Mundo de uma pessoa, nem sempre poderá ser julgada por suas opiniões pontuais a respeito deste ou daquele assunto. Verdade que, grosso modo, as pessoas se dividem entre “realistas” e “idealistas”, práticas e sonhadoras, topistas e utopistas. Nisto, o grau de materialismo e o imediatismo, ou senão de espiritualidade e distanciamento, inerentes a cada um, tende a matizar estas posições.

Porém, em alguns casos bastante raros, infelizmente, se procura um equilíbrio entre estas duas tendências. Aí é que teremos os melhores resultados, alcançando uma harmonia entre o “real” e o “ideal”. O equilíbrio é uma coisa transformadora, porque dá profundidade de visão às coisas. O exemplo dos olhos, aliás, é bem ilustrativo. A visão de um só olho não dá perspectiva ou profundidade, enganando o observador que se vê limitado nas suas ações, a partir dos seus próprios limites de percepção. No simbolismo do Tao, notamos que a combinação de Ying e Yang origina dois outros princípios mais equilibrados. Esta cosmologia se repete no caso dos Quatro Elementos. Por esta razão, tal visão profunda também é chamada de Visão circular ou visão-da-quintessência.

Esta é, contudo, uma situação deveras rara, como dissemos, e demanda muito treinamento e aprendizado. O Caminho-do-Meio é dito ser a grande via da evolução –tão difícil que é chamada pelos budistas de “andar-na-navalha”-, e ele cresce e se afirma à medida em que recebemos a experiência dos contrários e as harmonizamos dentro e fora de nós.

Assim, estudar o passado e se preocupar com o futuro, prepara o nosso presente Eterno. Da mesma forma, valorizar a vida interior sem descurar do mundo externo, concede o dom-de-mundo que conduz à Infinitude.

Logo, respeitar o gênero externo em direta atenção ao gênero interior, produz o amor que se traduz em Bem-Aventurança.

E enfim, prestar atenção à mensagem do maior juntamente com a necessidade do menor, traz o entendimento que redunda na Iluminação.

Fonte: Livro Iluminar e construção da Sabedoria do Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News