Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ousadia Acadêmica II

Editorial:Xapuri Não se esqueça do que Tu és!

No Sábado passado dia 26 de março, os acadêmicos de Matemática da Universidade Federal do Estado do Acre, do Núcleo de Xapuri, sob a orientação do Professor Marcos Afonso, Ministrante da Disciplina Educação Ambiental daquele Centro de Ensino, participaram de mais uma importante aula de campo, nas proximidades do município.

Naquele dia, visitaram alguns pontos interessantíssimos dos Rios Xapuri e Acre, onde no percurso aportaram em algumas praias bastante conhecidas no Município com o intuito de analisar o local. Dentre muitas foram visitadas a Praia do Zaire, Praia do Inferno, Praia do Bode, Praia do Emoré, entre outras. No entanto um dos pontos visitados que mais despertou atenção e curiosidade, fora um lago, denominado Lago do Damião, com características interessantíssimas por se tratar do Antigo Leito do Rio Acre, que hoje passa a uns 200 metros do local.

O Lago do Damião se caracteriza por apresentar uma vasta vegetação do tipo Floresta Tropical Úmida, convenientimente presente em regiões de várzeas, onde há ocorrência de inúmeros tipos de espécies arbóreas, notando visualmente Seringueiras, Cajazeiras,Caxingubas(Gameleira),Canaranas, Pupunheiras, Pimenta longa, Jarinas,Açaí (solitário e toceiras), Urana, Sororocas, Urucum e Ingazeiras Nativas entre outras, apresentando também ao seu redor uma grande variação de vegetais inferiores.

Em termos mais técnicos o Lago constitui-se de um meandro de nível inferior ao da Cidade e pouco superior ao do Leito do Rio, com uma variedade de Biodiversidade pouco comum aos demais lugares do município, onde permanecendo em sua localização geográfica em uma concavidade em relação ao nível das terras adjacentes a ele, podendo assim ser visto como um processo de ilhamento geográfico, levando-nos a uma interpretação de que os animais que ali vivem, jamais sobem o declínio existente para viver em outras localidades.

O que mais impressionou na Região é que mesmo com todos esses adendos ao lago, adjacente a ele aproximadamente a 5OOmts, há uma Draga (bomba de sucção de areia), operando legalmente, através de Licença obtida através do IMAC (Instituto de Meio Ambiente do Acre), degradando um local antes considerado como um dos mais belos cartões postais de Xapuri, "A Praia do Inferno", contribuindo a maquina dessa forma para o extermínio da beleza cênica e da biodiversidade de um lugar que pode vir a ser considerado como Área de Preservação Ambiental.

O mais intrigante em tudo isso é que acontece na Cidade conhecida mundialmente como berço da resistência em defesa da ecologia.

Parece-nos que o povo Xapuriense já esqueceu de seus aguerridos antepassados, da memória de Luta dos empates, dos líderes de lutas contra a devastação da natureza, caso ainda não se atentaram para o que está acontecendo aí vai uma dica:

"Estão destruindo um patrimônio ecológico, que se quer tivemos ainda a chance de conhecer, um local onde pela nossa humilde ignorância não sabemos qual sua importância para o meio ambiente de Xapuri, talvez espécies nunca vistas antes podem estar com seus dias contados" Pensem bem!!!!!

Como dizia o Compositor
“Isso tudo acontecendo, e nós aqui sentados dando milhos aos Pombos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News