Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Retrospectiva

Mais um ano termina, e a certeza de tudo o que passou, foi apenas aprendizado para esse ano vindouro. Acabamos por perceber que apesar de tantas coisas que fizemos acabamos por descubrir que podíamos ter feito mais. Ter vivido mais os momentos agradáveis, ter aproveitado mais a presença de algumas pessoas queridas que acabaram ao longo desse ano nos deixado neste plano e partindo para um plano superior, ficam a velar por nós, percebemos que as grandes “cagadas” no decorrer de 2008, agora são praticamentes insignificantes, pois de certo nos ensinaram a ser mais previsíveis nas nossas ações.

Apesar do ultimo dia de 2008 ter amanhecido chuvoso – e pretendia eu tirar uma foto do nascer do sol – acabei por ficar até mais tarde na cama, sem nada a fazer, liguei o som – rit selection 80 e 90 – e fiquei a ouvir nostalgicamente as baladas que me embalaram nas noites acreanas, acabei por me lembrar de lugares e pessoas que povoaram a minha vida nessa época.

Quem é da minha idade, ou um pouquinho mais velho, deve lembrar das boates: São Sebastião do Seu Noqueira, a Free Dance, a Metrópole Dance, a Disco Laser, e Eldorado, o Angar 44, a Krypton, e por que não dos forrós Adocica, Piriquitão da Nenen, Recanto do Cipual, Pé na Cova e vai tantos outros. Para os mais chegados a som da pesada que na época não passava de New Kids on the Block, RPM, Titãs, Raul e pérolas do nosso rock e do nosso pop brasileiro, nas festinhas privê , na residência do saudoso Valdemar Argolo, ou ainda da inusitada Socorro. Tempo em que curtição de final de tarde entre amigos era tomar uma raspadilha e depois jogar bola na antiga quadra do Projeto Rondon, aos sábados Grupo de jovens da igreja e depois o mais pesado era tomar um cortezano, uma canelinha, uma caipirinha feita da 61 ou da jamel. Diversão maior era os amigos irem se refrescar, no igarapé fura, no igarapé da Sanacre, no Santa Rosa, no Igarapé do Boro, no açude do Monzar. Nossa que saudade!!!! Dos banhos de chuva, das pedradas nas magueiras carregadas, dos bailes das debutantes, do carnaval no Ponto Chiq, que todos ficavam rodando no salão a noite toda... Ufaaa... vou parar porque senão poderão pensar que sou mais velho do que aparento.

Acabou-se a chuva da manhã, abro a janela e percebo que o céu não está tão belo assim para marcar o ultimo amanhecer de 2008, e impressionante que não havia não havia notado que praticamente embaixo da janela do meu quarto há um exuberante pé de pimenta carregado de pimentas, pasmem, furticolor- vermelhas e amarelas – alegrei-me, pelo menos de mal olhado estou livre. Ao olhar para o canto dou de cara com um observador espreitando-me – o pixiga – um gato preto, que é o dengo da minha mãe, mas que na verdade quem dá todo o carinho sou eu.... bem me parece que o meu dia vai ser bom, pimenta, memórias, gato preto. Toca o meu telefone, alunos que ficaram reprovados, verificando a possibilidade fazer algo.... eitaaaaa.... agora... tarde demais... nos vemos em 2009.

Ainda bem que 2008 está acabando, pouca coisa de boa aconteceu nesse ano, acredito que uma das únicas maravilhas acontecidas no decorrer do ano foi o “BASTA” dado ao Prefeito Vanderlei Viana, nas eleições. Senão vejamos um rápido restrospecto de Xapuri nesse ano: Partiram desta vida amigos como Gustavo Lunardi, José Menezes e entre tanto outros, passei boa parte do primeiro semestre em audiências para cobrar do prefeito aquilo que não condizia com a verdade, passei por dois momentos graves na saúde, vi tristemente o meu município bater o casa de 368 processos entre vara especial cível, criminal e trabalhista, constatei que nenhum projeto para emendas parlamentares ser entregue, me decepcionei amargamente com a área pública, presenciei o poder do dinheiro falar mais alto, vi um julgamento de um crime de 20 anos atrás que não passou de um teatro armado pela galera ecoleba, vi a minha previsão dar certo de que canonizariam um certo líder de Xapuri, já que até velas para pagar “graça recebida” já o fazem, vi falência da saúde no município, a educação totalmente bagunçada. Nossa, que tudo de ruim fique em 2008.

Espero sinceramente que possa em 2009 no seu final, fazer uma lista em que as coisas boas pesem mais do que as más, já que infelizmente não me é possível neste ano.

E Feliz 2009....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News