Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Presos liberados no Natal são fiscalizados pela Policia Militar

Além de se preocupar com a segurança das famílias que vão festejar a passagem de ano e a violência comum que assola Rio Branco, a Polícia Militar ganhou mais um serviço do Juizado da Vara de Execuções Penais: vigiar os 144 detentos que foram beneficiados com a dispensa natalina.

Os presos, que por bom comportamento ganharam o direito de ficar uma semana em casa, desde o natal até a passagem do ano. Acontece que no período em esse pessoal está nas ruas aumenta os roubos e assaltos. Muitos não conseguem ficar longe do mundo do crime e aproveitam para ganhar um dinheiro de forma fácil. Outros se esquecem das regras da dispensa natalina e caem nas festas e arrumam brigas.

Na sexta-feira passada, um desses detentos foi encontrado bêbado na periferia da cidade com as duas pernas cortadas. Ao ser abordado pela polícia disse que tentava se matar. No domingo o detento Geraldo Marques dos Santos foi preso pela polícia embriagado após às 19 horas. Esse é o período máximo que o beneficiado com a Dispensa Natalina pode ficar na rua. No período da Noite não pode sair de casa. Mas o caso mais grave foi de Salustiano Frota de Assis, o Salú. Armado com um facão cortou um vizinho que está internado no pronto socorro da capital. Para completar levava no bolso da calça um cigarro de maconha.

A juíza da Vara de Execuções entregou para a cada viatura e delegacias, a lista dos 144 detentos beneficiados com a dispensa, e pediu que todos fossem visitados em suas casas para saber o comportamento de cada um. Acontece que não é um trabalho fácil. São poucas as viaturas e muita gente para ser fiscalizado e como acontece na maioria das vezes, quem desobedece às regras da dispensa, só é descoberto quando pego em flagrante.

Depois da passagem de ano vem outro problema: procurar os presos que não retornaram para o presídio. Em média 5 por ano não retornam. Como esse ano o número de beneficiados é maior a tendência é que a policia tenha mais trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News