Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Osmarindo Último Guerreiro da Floresta

Estive ontem presente em mais uma palestra do Seringueiro e aguerrido Osmarindo que já se tornou no Acre figura peculiar de resistência à projetos que contrariam a filosofia dos primeiros movimentos sindicais do Estado, Osmarindo Amâncio é uma daquelas pessoas que humilde de coração e alma, jamais deixou suas raizes com a floresta, já que até hoje reside no "mato", durante muitos anos foi braço direito do Partido dos Trabalhadores na sua luta de agremiação de votos, porém atualmente é considerado como persona non grata, já que critica abertamente e ao público os projetos e o desenrolar dos programas federais, estaduais e municipais. sua trajetória de luta é invejável o quão é invejável a sua compreensão de mundo, em suma é uma das liderenças que assumiram a luta após a morte de Chico Mendes e Wilson Pinheiro, porém assim como exemplos xapurienses entre os quais podemos citar o nosso aigo Raimundo Barros "Raimundão" jamais perdeu o lado de luta verdadeira em defesa do homem da floresta.

Interessante que Osmarino é o principal articulador de um movimento entre os sindicatos rurais de Brasiléia e de Xapuri que se negam a permitir que madeireiros atuem dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. Árduo critico do modelo de desenvolvimento sustentável e do conceito de Florestania pregado no Acre, sempre que tem a oportunidade dispara a metralhadora de idéias contrárias ao manejo florestal e outras atividades que segundo o mesmo empobrecem sobremaneira o seringueiro e não oportuniza o real desenvolvimento dos mesmos de forma digna.

Na sua trajetória de luta erm defesa dos territórios dos seringueiros, Osmarino diferencia e muito aos petistas que fizeram carreira eleitoral após o assassinado de Mendes, já que sempre foi uma das poucas vozes a distoar contrariamente à Lei de Florestas Públicas e a chantagem das concessões florestais. Recentemente, anunciou que tentaria organizar "empates" contra a "exploração manejada" de madeira do Governo petista.

Ontem em sua palestra vi o quanto ele contraria a política ambiental instalada atualmente e corre o risco de ter o mesmo fim que seus companheiros de luta... o cemintério...

Não que eu concorde com tudo que ele fala, mas suas idéias é o sonho de qualquer pesquisador que queira debruçar sobre um Varal de Novas Idéias, idéias estas que de fato pertencem a um homem sofrido e que viveu e continua vivendo a experiência da verdadeira luta sindical em defesa dos Povos da Floresta...

Veja um pequeno trecho da abordagem sutil de Osmarino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News