Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fórom de Educação Étnico Racial do Estado do Acre

Aconteceu na ultima quarta-feira 27/07 em Xapuri encontro com Professores e Lideranças locais, para discutir a implantação do Fórum de Educação Étnico Racial do Estado do Acre e por consequência a instalação do Primeiro Fórum Municipal para discutir a temática.

Apesar do reduzido público devido a falta de divulgação, o evento produziu bons direcionamentos, destacando o Sinteac de Xapuri como responsável pela articulação das instituições municipais e responsáveis pela instalação do Fórum Municipal.

A professora Almerinda Cunha que é a responsável a nível de Estado pelas discussões coordenando várias entidades e movimentos enfatizou bastante as politicas afirmativas existentes no Brasil, dando ênfase maior ao combate ao racismo através da lei 10.639/2003 e a implementação do Plano Nacional de Saúde da população Negra no Acre.

O encontro em Xapuri é a continuação de eventos como O dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha que foi comemorado no Acre, reunindo várias Mulheres Negras e alguns homens que também defendem os direitos e emancipação do povo negro. Foram realizadas homenagens e mesas temáticas: Políticas Públicas para as Mulheres Negras, Saúde da População Negra e Políticas de Promoção da Igualdade Racial

O Evento em Rio Branco contou com a presença de entidades : FPEER/Ac; CUT, SINTEAC, Associação de Mulheres do 2º Distrito; Instituto Ecumênico, SINTEAC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bujari. Prefeitura de Porto Acre. COMULHER, SEPMULHER, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Federação de Xadrez do Acre, SINDOMESTICO,, Partido dos Trabalhadores, Vereador Gabriel Fornek e o Sr. Abrahim Farrah.

O evento destacou principalmente a necessidade de organização das Mulheres Negras que sempre lutaram por justiça social e equidade no tratamento. O Acesso aos bens e serviços públicos ainda não alcançou os Negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News