Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Professores discutem nesta segunda aumento parcelado

Depois da assembléia dos trabalhadores da educação na última quinta-feira (26), é a vez dos professores licenciados discutirem a proposta de parcelamento do reajuste de 15%, apresentada pelo governo do Estado. A assembléia será nesta segunda (30), a partir das 9 horas, na praça em frente à Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).

Em negociações que se arrastaram ao longo da semana o governo ofereceu um reajuste em três vezes de 5% cada: a primeira parcela sairia em julho de 2011, a segunda em janeiro de 2012 e a terceira em agosto também de 2012. Segundo o governo, essas condições seriam para todos os 40 mil servidores do Estado. No último dia 23 o Sinplac apresentou uma contraproposta em duas parcelas: 7,5% em julho de 2011 e 7,5% em janeiro de 2012. O governo rejeitou, alegando que não daria para atender o reajuste de 7,5% no primeiro mês do ano.

- Não precisamos ser a Amanda Gurgel, a professora do Rio Grande do Norte, precisamos apenas demonstrar publicamente a coragem, a sabedoria e a determinação que ela possui de lutar pelos seus direitos. Agindo assim, estaremos demonstrando à sociedade em geral que temos dignidade para exigir respeito e valorização à nossa categoria -, esclarece a professora Alcilene Gurgel.

Duas propostas serão discutidas na reunião, ambas de três parcelas. A primeira, apresentada numa reunião com o governo no dia 25, consiste em reajuste de 5% em julho de 2011, 2,5% em dezembro de 2011 e 7,5% em março de 2012. A outra, que surgiu na reunião do dia seguinte, é de 5% em julho, 2,5% em dezembro e 7,5% em junho de 2012, mais a antecipação da “pulada de letra” para o mês de julho. Por lei, a “puladinha” ocorre em setembro.

O reajuste de 15% atende parcialmente às reivindicações salariais dos professores, já que corresponde à desvalorização salarial entre 2008 e 2011. A categoria também reivindica um aumento de 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News