O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce à prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo. (Bertolt Brecht)
Posso dizer que nunca fui um Analfabeto político com muito orgulho, enchia o peito e dizia “odeio política” e ainda me sentia grande por me proclamar assim, mas com o tempo fui me apaixonando pelo tema e percebi que eu não odiava a política e sim a “politicagem” E, como a maioria da população eu confundia política com politicagem.
Quando li o texto de Bertolt Brecht sobre o Analfabeto político, me envergonhei, pois me reconheci nele. Passei então a estudar a diferença e, hoje, sei que política é a forma como utilizamos para administrar algo e ela não está restrita apenas ao modus operantes governamental dos chefes de governo eleitos por nós pelo voto direto; há também a nossa política diária; como cuidamos de nossa casa, de nossa família, de nosso corpo, etc. Tudo isto é política, e eu a confundir com politicagem (arte de ludibriar, enganar e levar vantagem, utilizando-se da máquina pública administrativa em benefício próprio) com política!
Enfim, na Universidade conseguirem me fazer apaixonar-me pela política e ser o que Aristóteles já apregoava na Grécia Antiga: “Um animal político” e, acreditar nela como uma ideologia de vida.
Entretanto, confesso, nosso país está tão acostumado à politicagem que é difícil lutar apenas por um ideal sem desanimar às vezes. Entristece-me quando vejo que há entre nós, alguns que querem fazer uma POLÍTICA realmente limpa e ideológica e, é na maioria das vezes, impedido desse exercício saudável por causa da herança politiqueira que está impregnada em nossa população.
Onde está o ideal? Cadê o pensamento em beneficio do bem comum? Só vejo ANALFABETOS POLÍTICOS querendo exercer a POLITICAGEM por onde tenho passado.
Questiono-me: Até quando ainda estarei acreditando que nosso país um dia saberá exercer o uma política, limpa, sadia, honesta, totalmente voltada em benefício do bem comum?
Só sei que enquanto esse “Animal político” estiver latente em mim estarei dando minha cota de participação por uma sociedade mais justa, por menos desigualdade social e por um governo realmente político (voltado para uma administração que visa o benefício real da população que o elegeu) e não um governo politiqueiro.
Joscires Angelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News