Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Museu do Xapury

Tive o privilégio de no final da tarde de Quinta feira ser convidado para participar da atividades alusivas a 6ª Semana Nacional de Museus e 3ª Semana do Museu do Xapury, o que me surpreendeu pela criatividade dos Responsáveis por aquela instituição em buscar alternativas de trazer a comunidade estudantil para atividades da Programação do Museu.

Poeticamente vi nos poucos minutos que ali permaneci dezenas de crianças oriundas das Escolas Estaduais São Miguel, Anthero Soares Bezerra, Latife Zaine Kalume e jovens da comunidade que encantadamente ouviam atentos as histórias contadas por um grupo de Jovens Contadores de História, jovens estes para minha surpresa da comunidade local encabeçados pelos amigos Clenes e Cley, que contando com a colaboração de outros jovens e com muito profissionalismo conseguiam prender a atenção das crianças ali presentes.

Fiquei encantado em poder assistir uma expressão artística que toca na inocência da criança, que busca a imaginação, que envolve os presentes a fazerem parte voluntariamente ou até mesmo involuntariamente da história ali contada.

Pude também conferir alguns trabalhos do nosso grande mestre Helio Melo, expostos em telas que revelam o cotidiano do homem do campo, especificamente o seringueiro, a vida simples, os sonhos, os desafios e as vezes até desabafos. Viajar pelas telas do Artista Helio de Melo é voltar no tempo, é buscar uma verdade não contada nos livros oficiais de história, mas é viver e dividir através das imagens a experiência de alguém que vivenciou o que está retratado ali na tela, e esse mundo de linguagem poética e de realidade vivida é nos causa a admiração pela obra do autor.

Fiquei sabendo pela Administradora do Museu a Senhora Kátia Rejane de que as atividades que ali estavam sendo realizadas faziam parte da 6ª Semana de Museus que está acontecendo do dia 12 e vai até o dia 18 de Maio que é o dia Internacional de Museus.

Na semana os museus brasileiros estavam mobilizados em torno das programações propostas para a Semana Nacional de Museus, que nesse ano de 2008, propõe como tema “Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento”, em consonância com o tema proposto para o Ano Ibero-americano de Museus. Pensar a memória e o Patrimônio como instrumento de transformação social, não chega a ser uma novidade, porém o desafio que se apresenta é de como podemos num mundo cada vez mais globalizado e marcado por rupturas, oferecer à sociedade novos instrumentos para que essa, rediscuta seus valores, repense os paradigmas identitários, seja cada vez mais plural e diversa e reescreva a sua história. Nesse Papel os Museus tem papel preponderante.

Durante longo tempo os museus serviram apenas para preservar registros de memória e visões de mundo das classes mais abastadas; de igual modo funcionaram como dispositivos ideológicos do Estado e também para disciplinar e controlar o passado, o presente e o futuro das sociedades em movimento. Na atualidade, ao lado dessas práticas clássicas, um fenômeno novo já pode ser observado. O museu está passando por um processo de democratização, de ressignificação e de apropriação cultural. Já não se trata apenas de democratizar o acesso aos museus instituídos, mas sim de democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.

Mas para que esta mudança seja eficaz, não adianta apenas mudar a política dos museus brasileiros, mas mudar também a postura dos visitantes, posso exemplificar que mesmo num universo de mais 8 mil habitantes na zona urbana do nosso município sequer 50% tiveram a curiosidade de visitar o Museu do Xapury, que é patrimônio nosso, conta a nossa história e a Semana Nacional de Museus é uma boa oportunidade para ir conhecer aquele espaço.

A visita ao Museu Xapury é a minha sugestão para um bom papo sobre as histórias de Xapuri, para uma boa viagem aos mais remotos tempos de construção dessa comunidade pacata e ordeira

Boa Visita...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News