Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Rebu

Já faz algum tempo que faço parte de um grupo de discussões do Yahoo em que as idéias contrárias a alguns fatos são o ponto principal é o maconaria-brasil/yahoogrupos, apesar de não ser Maçon o referido grupo congrega maçons e não maçons para discussões da realidade atual e seus membros compartilham material filosófico que na maioria das vezes é bastante interessante. Sempre fui um membro meio sem destaque até o momento só havia causado rebu uma única vez quando dei uma boas alfinetadas na postura politizada dos membros e em alguns assuntos desnecessários que estavam tomando muito tempo e espaço da minha caixa de mensagem, mas na ultima semana causei um rebu na discussão sobre o projeto em disponibilizar em escolas públicas camisinhas para jovens que já estão em vida sexual ativa, já que para muita gente isso é um absurdo, uma transgressão da moral e dos bons costumes sociais. Que moral e que bons costumes mesmo tem nossos jovens atualmente?
Vejam parte do texto que postei no grupo e que causou o maior rebu e o abarrotamento da minha caixa de mensagens pessoal:

Sinceramente acredito que vocês estão fazendo tempestade em copo d'agua, aliás em copo de agua não, em uma colher com meras gotas. Pelo que percebi nas mensagens anteriores querem transformar o assunto em uma questão pequena e insignificante, senão vejamos:

- Ninguém aqui está falando em distribuir camisinhas para crianças e sim para adolescentes, já que não podemos ser falsos moralistas e acreditar que nossos filhos e filhas por estarem com 13, 14, quinze anos não estão segundo pesquisa internacional da OMS em idade sexual, já que tal pesquisa constatou que a iniciação sexual de 80%.. isso mesmo 80% dos adolescentes começam nessa faixa etária... Devemos ficar alheios a isso???? Vamos ser hipócritas como a Igreja Católica (Papa) que não ve que infelizmente vivemos em uma sociedade em que os limites sexuais estão muito mais evoluidos do que a própria sociedade...

- Percebi em um dos email que é mais prático um "casalzinho" fazer um filho á usar camisinha.. tenham dó senhores!!! Visitem uma e escola de periferia, de municipíos do Norte Nordeste e constatem o problema social de crianças com outras crianças nos braços, de inúmeros casos de jovens contaminados com verdadeiras pragas (DST). É Sodoma e Gomorra sim senhores, mas da desinformação, da sordidez de não encarar a realidade, do protecionismo exacerbado de muitos pais pelos seus filhos que juram de pés juntos que são anjinhos. É a Gomorra senhores da deseducação, da falsa moralidade das decisões arbitrárias dos levantes desnecessários dos maus exemplos aos nossos jovens.
- Particularmente por ser educador desde meados da década de 90 e conviver diariamente com o meio estudantil, concordo com a iniciativa e vejo apenas esse levante de moralidade em acreditar que distribuir camisinhas nas escolas para adolescentes que já iniciaram sua atividades sexual seja errado.. Aliás distribuir não... o projeto prevê uma máquina onde o próprio aluno se assim o desejar possa ter acesso aos preservativos... Portanto só pega quem quiser ou precisar.. Então se pegar é porque precisa.. é apenas a confirmação de que muitos pais ainda acreditam que a escola é a ÚNICA responsável pela educação dos jovens... E a família onde fica? Onde estão os momentos de educação familiar? Onde estão os exemplos familiares? Isso sim é que devemos valorizar e discutirmos porque gradativamente os alicerces da família estão se rompendo e cada vez mais nossos jovens à deriva buscam na sociedade, alternativas que em 90% não são "agradáveis" aos olhos de uma comunidade que prima pela essência do bom cidadão.
Ademais senhores, excluindo aqui a questão mais séria que são as doenças e pormenorizando a situação da concepção de um filho entre dois adolescentes... que estrutura psicológica tem adolescentes de 14,15 16 anos de educar um filho? Foi citado no grupo que "se caso se responsabilizar pela concepção" responsabilizar-se é registrar e os avós assumirem total e integral responsabilidade financeira, educacional, saúde etc??? É justamente esse tipo de protecionismo de permissivismo que cresce a não utilização entre os jovens dos preservativos... enquanto isso aumentam os casos de Hepatites, HIV, Gonorréias, Condilomas Acuminados, Cancros, Sífiles......

Deixar disponível camisinhas em escolas que atendam jovens em idade sexual ativa, para que aqueles que necessitem possam ter acesso a esse tipo de produto não é uma questão de moral, mas sim de saúde pública desde que tal situação seja tratada com respeito e compromisso por parte dos profissionais envolvidos e que possa através de tal ação criar mecanismos de envolvimento dos Pais em um processo de educação sexual desses jovens.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente Joscires,melhor que ver crianças sofrendo por irresponsabilidade dos pais, pelo menos a implantação dessas maquinas de distribuição vão insentivar aos adolescentes que tem uma vida sexual ativa que pelo menos usem o preservativo pra não obterem consequencias com seus atos!"Apoiado""

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News