Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Resgate da Brasilidade

Tradicionalmente Xapuri na sua história sempre demonstrou com seu povo uma tradição patriótica pela passagem da Semana da Pátria que invejaria aos estudiosos das forças armadas, e isso acontecia como evento popular, com exceção dos 20 de janeiro a Semana da Pátria era a festa mais esperada... Isso desde a fundação do município até precisamente o ano de 1996 que foi o último desfile “digno” ocorrido em Xapuri. Não me perguntem se descaso das autoridades, se por quebra de paradigmas.. Simplesmente se deixou de comemorar com força patriótica tal data, tornando apenas o evento uma enfadonha concentração de poucos alunos que precisavam praticamente ser forçados a participar da festa ou ainda serem adocicados com promessas de pontos por parte dos professores em disciplinas, ou ainda de discursos sem nexo histórico de políticos e “autoridades” que sequer sabiam contextualizar a história que representava o ato.

Para os mais antigos é válido ressaltar as décadas de 40, 50 e 60 que a aglomeração de xapurienses à explanada da Prefeitura na Rua “Principal da Cidade” – Coronel Brandão – era o acontecimento social do ano, aguardavam a chegada de autoridades de Rio Branco, ou ainda o desfile da Guarda Territorial, e sempre a beleza das crianças e jovens do Antigo Instituto de Educação Divina Providência sempre acompanhados dos religiosos e religiosas dos relatos Patrióticos dos Doutores que participavam da festa. Era um acontecimento que as pessoas retornavam para suas casas com a sensação de serem mais brasileiros.
Para aqueles que são da década de 70 como eu, podem recordar de suas próprias histórias, e que não pode faltar os seguintes pontos:
Fogo Simbólico: No dia primeiro de setembro era acessa uma tocha que percorria do entroncamento até a frente da prefeitura através de revezamento de vários alunos e naquele local acendia-se uma tocha maior que deveria ficar acessa até o dia 7 de setembro e sempre vigiada por um aluno. Vale ressaltar que era uma honraria desmedida o aluno ter tal responsabilidade, fazíamos briga para fazer parte do grupo já que em torno de duas em duas horas havia a substituição do aluno... Eu fui Vigia do Fogo Patriótico por umas três edições...
Atividades Cívicas: Nas escolas durante a semana que antecedia as festividades todos os professores trabalhavam assuntos correlatos à Pátria, era como se todos nós tivéssemos que incorporar uma civilidade com responsabilidade e conhecimento de causa. Eram inúmeras redações, textos e mais textos sobre o significado da independência seus heróis, enfim tudo relacionado à temática e hoje ainda falam que relacionam assuntos da realidade com o processo educacional...
Desfile: O ardor patriótico era visto na maioria dos jovens, quem assim como eu não vestiu sua calça de brim e sua blusa de tergau apertadíssima no corpo com o nome da escola grafado no bolso esquerdo, calçado com aquele “conga” ou na melhor das hipóteses com aquele “quichute” de preferência com os cadarços amarrados sobre a calça nas canelas, empunhado com uma banheira não foi “formar” no Sete de Setembro e por ali permanecido no sol quente de toda a manhã alegre e satisfeito?
Peladões: durante o dia a família sempre se reunia no Estádio Municipal para assistir os combates futebolísticos entres os inúmeros times da Zona Rural e da Cidade se enfrentarem, como bem frisei era uma atividade para a família...

Pois bem durante muito tempo vimos isso ano após ano se acabar ou se transformar em simples atividades sem representatividade, pudemos assistir de forma vergonhosa essas festas se transformarem em questões politiqueiras onde autoridades locais não permitiam que esse ou aquele evento não aglomerasse pessoas porque poderia “beneficiar” aquele político, ou que ainda se tal prefeito não desse grupo então não se precisava participar das comemorações.. Pior que vi isso acontecer desde a administração de José Menezes até mesmo na atual e por favor corrijam-me se por ventura estiver falando alguma mentira desconhecida.
Porém como muito bem diz o ditado popular.. “somos brasileiros e não desistimos nunca” pude neste ano ver que inicia-se uma retomada desse patriotismo por parte das Escolas locais. Pude constatar na ultima terça feira que as escolas foram para a rua e demonstraram trabalhos ligados ao tema da independência em seus desfiles muito bem trabalhados com faixas, cartazes caracterização dos alunos e muita história narrada para que os presentes pudessem entrar no clima do evento. Local e horário contribuíram bastante para que o evento fosse um sucesso, primeiro por ter sido próximo de todas as escolas já que os desfiles ocorreram na frente da Igreja Matriz de São Sebastião e no inicio da noite.

Claro que parabenizo todas as escolas e a Secretaria Municipal de Educação por terem iniciado esse resgate e em especial aos colegas professores e aos mais de 1000 alunos do Divina Providência que levaram para a avenida o teme Brasil- Colônia- Império, uma verdadeira aula de história e me fez reviver os bons tempos da semana da Pátria. A escola Levou caracterizado para a Avenida, Cortes caraterizadas, um navio negreiro montado em um caminhão, Guardiões da independência, Negros em Lavoura de Café, dramatizações do grito do Ipiranga, Barões do Café, dramatizações de conflitos populares... Enfim de forma visual contou a história desse nosso País desde o Império até os acontecimentos que sucederam a chegada de D. Pedro segundo ao Poder... Está de Parabéns as Escola e a comunidade Xapuriense...

Acredito que acabei retornando para casa um pouquinho de ardor a mais de brasilidade.

Um comentário:

  1. não sou muito velho, mais me lembro dos tempos em que todos os alunos saiam em forma de fila indiana para frente da prefeitura de xapuri, e todos ficavam no meio da tarde debaixo do sol quente. mais era uma bela festa, e não era preciso trazer fanfarra para fazer apresentações, todas as escolas tinham e eu sempre quis participar, mais nunca pude. enfim parabens todos os xapurienses .

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News