Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Com a palavra o leitor do Xapuri News

Parabéns pelo post(http://xapurinews.blogspot.com/2011/06/morte-das-tradicoes-culturais-em-xapuri.html) , caro professor Joscíres. Lamentavelmente percebemos que um dos melhores períodos do ano aqui em nossa cidade deixou de existir, os tradicionais arraiais das festas juninas que depois de um tempo passaram a ser "julinas", "agostinas" etc.
Alguns anos atrás, tive oportunidade de visitar outros municípios nesse período e a constatação era, pra mim, óbvia, ou seja, Xapuri sempre teve os melhores arraiais. Engraçado, vez por outra a gente bate na mesma tecla: Xapuri já teve algo. Fazendo uma rápida análise, as escolas sempre foram as mentoras dessas festas quando não recebiam verbas mantenedoras de suas ações educacionais e, na tentativa de arrecadar suplementos faziam apelos à sociedade para participar de seus eventos, no que ela atendia.
Hoje com os programas de auxílio de verbas para que a escola aplique de forma democrática, ou seja, dinheiro direto na escola, ela deixou de envolver a sociedade na beneficência. Só que por causa desse mecanismo criou-se algo maior entre as escolas, famílias e comunidade, justamente a surgimento do aspecto cultural durante anos, os grandes arraiais. Como já disse, naqueles tempos a comunidade respondia os chamados das escolas e participava em peso das atividades juninas, tomara que agora as escolas atendam o chamado da comunidade, de fazer algo para que essa tradição não se perca no tempo.
Na verdade essa obrigação não é unicamente das escolas, mas do município, dos bairros etc. Aproveitando esse precioso espaço, brevemente a Pastoral Familiar irá organizar um arraial em frente a Paróquia São Sebastião. Aguardem, Abraços!!
Profº. Narder Sarkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News