Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pesquisa mostra índice de endividamento preocupante

O nível de endividamento dos consumidores acrianos é alto, de acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). Dos entrevistados, 41% admitem não pagar as dívidas no vencimento. Também 76% informaram não ter conseguido poupar dinheiro em 2011. 
O estudo se deu entre 16 e 20 de abril e abordou cerca de 300 pessoas de Rio Branco que transitam em lugares de maior fluxo, com a finalidade de levantar informações sobre renda e movimentação financeira da população economicamente ocupada.
Quando indagados a respeito de planejamento, 39% dos consumidores declararam não ser adeptos a planos tampouco a controle dos gastos. Dos 41% que carregam inadimplência, 33% estão com atrasos em mais de 45 dias. 
Os motivos para atrasar o pagamento, segundo eles, são descontrole sobre as obrigações contraídas (42%), redução da renda (18%) e desemprego (18%). Quanto à existência de dívidas adquiridas nos últimos 12 meses, 49% disseram que são decorrentes de compras normais, 19% culparam o cartão de crédito e 11% citaram os empréstimos bancários. 
Das providências tomadas para pagamento das contas atrasadas, 53% dos entrevistados afirmaram haver cortado gastos, 13% têm evitado o uso de cartão e 9% deixaram de fazer alguma coisa de que gostam. Entretanto, 8% confirmaram não fazer nada. 
Assessoria Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News