Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vereadores solicitam informações sobre a prestação de contas da Pavimentação da Rua Dr. Batista de Morais

Segundo informações recebidas na tarde desta terça feira, a Vereadora Maria Luceni (PV) entregou requerimento devidamente endossado pelo bloco de oposição na Câmara Municipal de Xapuri solicitando a Prestação de Contas do convenio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Xapuri e o Governo do Estado, com vista a pavimentação/revitalização em tijolos maciços da Ruas Pio Nazário e Doutor Batista de Morais.

Segundo informações veiculadas no portal do Governo as ruas foram pavimentadas a partir de um convênio entre Governo e Prefeitura, no valor de R$ 318 mil. A pavimentação em tijolos foi escolhida pelo conforto térmico que propicia aos moradores e pela geração de renda na cidade, já que os tijolos utilizados foram produzidos pela cerâmica municipal, revitalizada pelo Governo do Estado através da Fundação de Tecnologia do Estado Acre (Funtac).

O problema está justamente segundo os vereadores nas várias queixas da qualidade do trabalho executado e nos valores praticados. Não é de hoje que a questão da rua vem sendo tratada na câmara, na sessão do dia 27 de abril a Vereadora autora do requerimento em tribuna já questionava a situação “quero colocar a questão do calçamento da Rua Dr. Batista, aqueles tijolos que estão sendo utilizados não são de qualidade, e se serem usados naquele estado, resultará em um dinheiro jogado fora” (NC).

Segundo alguns vereadores o alvo é a verificação também da reforma e revitalização da Cerâmica Municipal que está sendo executada através de um convênio no valor de R$ 252 mil entre a Prefeitura de Xapuri e Governo do Estado, através da Fundação de Tecnologia do Acre, a Funtac, e justamente segundo as informações divulgadas por ocasião da celebração do convenio com os investimentos a cerâmica teria capacidade de produzir entre 120 e 150 milheiros por mês, sendo que haveria uma segunda etapa onde a Funtac faria a revisão de todos os equipamentos e o treinamento adequado dos funcionários, para o manuseio das máquinas e dos fornos previstos para serem construídos. Bem como a reforma dos maquinários e legalização da jazida para extração de argila e treinamento dos funcionários. Mas apesar desses investimentos segundo os vereadores o que se vê é justamente a oferta de tijolos de má qualidade o que ocasiona muitas vezes por parte de alguns empresários da área da construção civil adquirirem tais produtos no município vizinho de Epitaciolândia.

O requerimento deve render boas discussões ainda, porque alguns vereadores bateram o pé e disseram que não abre mão de avaliarem de que forma se deu a aquisição dos tijolos que pavimentaram a rua e a que preços foram praticados, já que alguns trechos da rua já começaram a apresentar sinais de que o trabalho pode ter sido de qualidade duvidosa.

Longe do mérito da questão que se dêem as devidas explicações a quem de direito for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News