Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Xapuri, Política e Reviravoltas

A querida princesinha do Acre - Xapuri - que virou plebéia, é o típico do ambiente de formação política que deixa muitos cientistas políticos boquiabertos. Em Xapuri, não se faz política, se vive política cotidianamente, acredito piamente que a célebre frase “NÃO PERGUNTE O QUE O SEU PAÍS PODE FAZER POR VOCÊ, MAS O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO SEU PAÍS” proferida pelo inesquecível presidente dos Estados Unidos da América, John Fritzgerald Kennedy, assassinado em 1963, na cidade de Dallas, deve ter sido criada aqui "NÃO PERGUNTE OQUE XAPURI PODE FAZER POR VOCÊ, MAS O QUE VOCÊ PODE FAZER POR XAPURI", porque impressionantemente todo xapuriense é politizado e muito bem atualizado na área politica.

Poderia até dizer que o povo xapuriense tem um certo bairrismo politico,já que por definição o termo pode tanto indicar quem assume postura de Defensor dos interesses de um determinado grupo ou da sua terra, ou ainda que ou quem, levado por uma visão estreita do patriotismo, só considera como sua pátria o Estado natal e relevando a segundo plano tudo quanto se refere aos demais... situação esta já comprovada em eleições anteriores, mas não é o caso do meu espanto, já que para minha alegria os meus irmãos xapuriense me supreendem a cada dia, seja nas simples atitudes cotidianas, sejam nas tomadas importantes decisões como foi o caso dos dois ultimos pleitos eleitorais e pelo que tudo me apresenta se repetirá no pleito vindouro.

Ultimamente as pesquisas de intensão de voto tem se configurado como uma verdadeira gangorra, com os candidatos permutando de posições a cada quinzena, fruto concerteza de uma profunda reflexao da camada da população que muitos sugerem que sejam menos esclarecidas, mas que vive na pele os problemas do municipio.

Verificando alguns dados de pesquisas anteriores, observei que a Atual Admnistração tinha uma aprovação de 62%, chegando inclusive a ser divulgaso pela TV chapa branca do Prefeito um percentual de 74%, mesma situação da Admnistração anterior do PT e retrocedam e vejam o que aconteceu em 2004.

Nas pesquisas direcionadas de intenção nos meses de fevereiro à junho com os nomes (Vanderley, Manoel Moraes, Ubiracy e Marcinho Miranda)pudíamos sempre notar a vantagem exacerbante de algum deles, dependendo de quem teria constratado a pesquisa, porém a diferença era exorbitante. Indignado com a situação realizei enquete neste espaço, o Raimari realizou enquete no Xapuri Agora e na ocasião cosntatamos que haverias algumas discrepância entre o que era divulgado e o que de fato era realidade.

No final de Abril tive acesso a uma pesquisa que me pareceu mais realista e láh estavam os sequintes percentuais Vanderley 22%, Manoel Moraes 14%, Ubiracy 20% e Marcinho Miranda 18%, matematicamente falando empate técnico. Passados esses meses, tomei conhecimento de que um instituto de Rondonia estaria realizando uma pesquisa no municipio, fato comprovado e encerrado no dia 25 de junho, onde depois de alguns telefonemas e conversas de mesa de bar tive acesso aos índices, onde a situação reverteu timidamente. A População indagada sobre sua intenção de voto no candidato por quem teria mais simpatia obteve-se o sequinte resultado Vanderley 20,85%, Manoel Moraes 22,98%, Ubiracy 19,15% e Marcinho Miranda 24,26%.

Analisando os dados, pude observar que O atual prefeito Vanderley está perdendo terreno principalmente para o Marcinho Miranda e para o Manoel Moraes, sendo que houve também crescimento do Partido dos Trabalhadores, oque mais uma vez me garante que eu nao estava errado.

Acredito que seja normal esse crescimento dos demais candidatos em relação ao Vanderley enquanto o seu declínio já é aparente devido os costumeiros ataques não somente aos proprios candidatos, mas às pessoas de bem da cidade e que possuem representatividade e respeito diante da comunidade.

Na minha simples opinião quem está com a bola toda é o Marcinho que da pesquisa anterior para atual ganhou seus significantes 5% e que demonstrou muita maturidade politica no seu discurso na convenção.

Acredito que muita agua ainda está por passar pela ponte, mas que já podemos almejar no disto horizonte uma leve definição do gosto do eleitorado, desde que não ocorra os mesmos acontecimentos de 2004.

É por isso que eu amo Xapuri, viver aqui é renovar-se todos os dias, é estar preparado para tudo, e é por tantas e tantas peripécias que lembro-me de um pensamento de um típico analista politico de Xapuri, daqules que tomas umas 61 e fica ali pelo Mercado Velho, com seu tabaquinho Extra Forte (sabiá, tomando o seu jucá e reclamando da vida e quando o assunto é xapuri e seus acontecimentos vem a filosófica reflexão... "É porque sim e porque não...porque falta e porque muitas vezes é de sobra. É ilusão, parece haver uma razão para tudo mas no fundo não existe razão para nada. Neste caos nascemos, nos perdemos e morremos. E porque a única regra deste jogo é exatamente a falta delas,limitamo-nos a gritar bem alto que podemos não compreender, mas nos recusamos a afundar sem ser ouvidos...o Mundo esquecendo num Mundo à partida esquecido!"

É por tudo isso que sou de Xapuri!!!! e com orgulho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News