Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Feirão de Cultura

Na noite de sábado antes de participar do Tradicional Baile Anual da Ordem Maçônica de Xapuri, visitei alguns pontos da cidade xapuriense onde estava acontecendo as atividades do Feirão Cultural, que contou com a presença de expositores e artistas de Assis Brasil, Brasiléia. Epitaciolândia, Capixaba e Xapuri, achei a iniciativa interessantíssimas, mas na verdade oque faltou mesmo foi a presença maior do público, talvez porque mesmo devido os esforços dos organizadores a divulgação ainda foi falha, já que os eventos contou com a presença de poucas pessoas locais, para a envergadura do investimento realizado. Bem mas como os mais experientes dizem “cada um na sua” e eu não sou culpado do mal gosto das pessoas.

Sinceramente me encantei, inicialmente com os trabalhos manuais desenvolvidos em tecido pelas integrantes da Cooperativa Mãos de Mulher, que alicerçados no fundamento da economia solidária, além e profissionalizar suas cooperadas garante-lhe geração de renda. No seu estande encontrei toalhas de mesa, guardanapos e adornos sempre confeccionados em tecido e devidamente bordados ou ainda com apliques de fuxico e outras belezas, visitei os dois estandes de Assis Brasil, onde fiquei surpreso pela qualidade dos calçados em látex produzidos naquele município e mais surpreso ainda por saber que são confeccionados na Zona Rural é tipicamente uma demonstração da qualidade do artesanato local, daquele município, também foram expostas algumas obras de um escritor local.

Em visita ao estande das artes plásticas, pude constatar a qualidade das telas pintadas por artistas locais e visitantes, achei interessante da nova abordagem que os artistas utilizam, já que se era costumeiro ver apenas retratado o cotidiano amazônico e constatei que os artistas estão alçando vôos maiores expressando formas abstratas com misturas de cores que dão um colorido todo especial às obras. Ladeado pela amiga Carla Agente do Brasil Local do município de Capixaba comentei que algumas obras ali expostas não deixavam nada a desejar a outras que já havia visto em exposições fora do estado, oque significa que é imprescindível um apoio maior a estes artistas para uma política de comercialização dos seus trabalhos, sendo que isso perpassa inicialmente pela divulgação, torná-los conhecidos.Como sempre ocorre a noite fora encerrada com apresentações do grupo de capoeira local e projetos de dança.

Um comentário:

  1. Fiasco total o feirão cultural em Xapuri, não sei se por culpa da divulgação ou da falta de sensibilidade do povo de Xapuri, mas a verdade é que as apresentações do "extinto" grupo cultural arte na ruina arrastavam bem mais pessoas para as suas apresentações e com menos de 1% do orçamento investido..rsrs

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News