Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Nova Cara do Movimento Estudantil de Xapuri

Depois de muito tempo submergido no esquecimento o Movimento Estudantil em Xapuri voltou a sua ostentosa glória com a eleição para o Grêmio da Escola Estadual de Ensino Básico e Médio Divina Providência realizada ontem tendo vitorioso no Pleito o Estudante Xapuriense Cleodomar Menezes e sua vice Sâmara Maia que encabeçava a Chapa Estudantes em Ação.

Fato que não me causou surpresa foi a vitória da Chapa, tendo em vista que Cleodomar é o típico jovem que goza de bons relacionamentos não somente com a comunidade estudantil, mas também com a comunidade de educadores. Além de ser um grande amigo pessoal o qual tenho grande admiração, pois o conheço desde criança e sou sabedor de sua capacidade de articulação com seu humor particular, conheço-o como profissional. Hoje como estagiário na Casa de Leitura Chico Mendes desenvolve interessante trabalho com crianças das escolas públicas que naquele estabelecimento freqüenta.

Interessante, que consegui com esta noticia voltar a 14 anos atrás, quando também recebia a Presidência do Grêmio Estudantil da mesma Escola que na época chamava-se Escola de 2º Grau Padre Felipe Galeranni, vindo de uma primeira eleição vencida pelo amigo Raimari Cardoso. Interessante que na naquela época muitos xapurienses que galgaram seus espaços políticos no nosso Município estudavam naquela Escola, exemplificando temos o vereador Erivelton, o Ex-Vereador Eliomar Soares, o Prefeitável Marcinho Miranda e tanto outros que não quero ser injusto em não poder citar o nome de todos. O que de certo me possibilita dizer que todos os jovens que tiveram atividade participativa em Movimentos Estudantis com certeza se projetaram diante não somente da Comunidade Estudantil, mas na Comunidade Xapuriense como um todo, e realmente torço para que o Cleodomar esteja no mesmo caminho e que possa no decorrer de seu mandato como Presidente do Grêmio exercer dignamente a sua representatividade do maior colegiado estudantil do município.

repentinamente me veio algo triste á mente, que pouquíssimas pessoas sabem da importância do movimento estudantil para nossa querida Xapuri e para mim que militei na área, e hoje estou realizando uma pesquisa acadêmica que abrange tal fato, deixo como contribuição um breve comentário sobre estes movimentos em terras Xapurienses.

Para Iniciar um breve histórico do movimento estudantil de Xapuri é valido citar que o primeiro Grêmio Estudantil criado nestas terras foi o Grêmio Litero Musical Madre Petronila Trinca, fundado pelos alunos do Curso Normal Regional de Xapuri em 5 de Abril de 1956.

Em 1956 que é o marco do inicio da documentação existente hoje sob minha guarda devido pesquisa para trabalho acadêmico, consta que através de documento datado de 4 de maio de 1956 o Grêmio de Estudos Plácido de Castro do colégio Acreano de Rio Branco tendo como presidente o Aluno José Moreira de Souza e Vice Eugenio Pinheiro Mansour já se correpondia com o Gremio Madre Petronila Trinca de Xapuri que tinha em sua composição nomes notáveis como Elizio Jorge Eluan, Ozair Menezes, Jorge Akel Hadad, Mariza Menezes entre outros, que através de correspondência oficial n. 20 de 15 de maio de 1956 do Prefeito de Xapuri na época Guilherme Zaire parabenizava pelas Ações. No mesmo ano era fundado o Grêmio Estudantil Francisco Mangabeira da Escola Normal Lourenço Filho em Rio Branco, tendo como Presidente Francisco das Chagas de Brito Lima e Vice Otto Fonseca Viana.

Decorrendo um pouco no tempo e ficando mais em Xapuri temos registro de nomes como Raimundo Nonato Gonçalves, Solony V. Maia , Raimunda Figueiredo, Antonieta B. Bestene, João Mendes Filho (Garrinha) e tendo como professores orientadores os saudosos e alguns ainda presentes mestres, Jofre Koury , Madre Maria Paula Grezele, Barbara Santana, Tersa Matos, Elais Meira, Marinho Galo e o Padre João Maria Palmieri no Grêmio estudantil de 64. A Equipe Estudantil desta época passou o cargo em 67 para notáveis como Francisco de Assis da Silva, Hélio Monteiro Dias, Nabiha Bestene, Afra Maria da Silva, João Mendes Filho, Joacir Araújo de Matos, Maria de Fátima Figueiredo, Vera Lúcia de Fiqueiredo Leite, Tufic A. Neto, Orlando Alves Maia, Noemi Kouri entre outros.

Em 1968 em fervorosa luta de transformação política no Pais, apesar da distância dos Grandes Centros Urbanos Xapuri não fica omisso às lutas estudantis e eis que surge o Grêmio Jorge Kalume, fortemente ligado no movimento tendo como seu precursor o Aluno Estevão Pereira Castelo, que em 1969 deixa o cargo para José Gomes Vasconcelos, ano em que o Grêmio Madre Petronila é reconhecido no dia 08 de dezembro de 1969 como único existente em xapuri pelo Prefeito Julio Dias Figueiredo, reconhecendo o registro do movimento no fórum desta cidade de 1958 sob o n. 1 no registro de contratos, às folhas 27 e verso 28, sendo esta data o marco inicial também do controle do movimento estudantil em xapuri pelas autoridades, bem como a proibição de atos nas escolas, marco este negro na história do movimento, restando apenas um ultimo Presidente José Amorim Caminha.

Sumariamente o ano de 1972 enterra o movimento estudantil em Xapuri, porém na mesma época, poibidos de militar nos Grêmios a juventude forma os Grupos de Jovens através do Padre Cláudio Destro, culminando na criação da Pastoral da Juventude. Eis que em 1990 o movimento ressurge acompanhando a liberdade chegada tardiamente por estas terras e impulsionado com a influencia dos militantes da UNE- União Nacional dos Estudantes que estavam por estas terras acompanhando o fechamento do Caso do Assassinato de Chico Mendes e nesse momento surge a UMES União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Xapuri presidida pelo amigo Anderson Silva de Souza, que também reiniciou os trabalhos do Grêmio da Escola Divina, tendo como aponteose o ano de 1993 com a criação de 5 gremios: Grêmio José Ribeiro de Lima da escola Padre Felipe Galerani sendo eleito Raimari Cardoso para presidente, Grêmio Bárbara Vieira Santana do Divina Providencia- Presidente Carini Mendonça, Grêmio Viração do Anthero Soares – Presidente Jéferson Elias Fadul, Grêmio Rita Maia tendo presidente- Osvaldo Pinheiro e Placido de Castro tendo José Paes como presidente, na época o prefeito era José da Silva Cunha o Presidente da Câmara José Everaldo e o Presidente da CEA Gilmar Torres.

O Grêmio José Ribeiro de Lima e Bárbara Vieira Santana da escola Divina Providência tiveram deste a seu ressurgimento Presidentes como: Anderson silva, Raimari Cardoso, Joscíres Ângelo, Sancley Lima, Valdisa Mendes e Jorge Pinheiro. E quando vejo que este movimento o qual tenho o maior carinho volta a fazer parte da vida estudantil daqueles alunos, vejo-me obrigado a dar minha contribuição.

Desculpe-me, mas realizei um bela viagem na história do movimento, todas as informações aqui expostas estão a disposição dos interessados através de documentos originais e cópias gentilmente cedidas pela maioria dos sujeitos e\ou parentes deles aqui citados e de instituição parceiras na produção da Dissertação\TCC “Caminhos da Organização Social e Administrativa de Xapuri, nos movimentos da Sociedade Organizada” que deverá ainda este ser concluído neste ano.

Meu Amigo Cleodomar, entendeu agora o peso da tua responsabilidade. Parabenizo-lhe pela vitória e desejo Bons serviços em prol desta comunidade estudantil.

Um comentário:

  1. Cara você e velho.
    tem tanta historia pra contar
    vou te confidenciar uma coisa
    sou fã dessa juventude de Xapuri
    acredito muito no potencial da
    juventude xapuriense
    acredito no novo
    e agora estou mais feliz ainda
    pois um cara que eu sou fã
    estará colocando em prática
    o seu espirito de liderança
    parabéns Cleudomar.

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News