Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fernando Henrique defende estudo sobre descriminalização da maconha

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta quarta-feira, na reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, no Rio de Janeiro, uma análise sobre a descriminalização da maconha sob o argumento de que isso já vem sendo feito em muitos países. Ele deixou claro, porém, que considera o uso da droga “danoso”, mesmo que o usuário passe a não ser com tratado como criminoso.

O relatório da comissão, que é integrado por ex-presidentes da República da região e que será enviado à Organização das Nações Unidas(ONU), à União Européia e aos Estados Unidos, pedirá mudanças nas políticas de combate ao tráfico de drogas. O texto dirá ainda que elas estão fracassando na América Latina.

É preciso diminuir o uso, diz FH
Em sua participação, Fernando Henrique afirmou que é “preciso começar a avaliar a conveniência de descriminalizar o porte da maconha para o consumo pessoal. Isso já está sendo na prática feito em muitos países”.

Para o ex-presidente, o estudo da descriminalização deve ser acompanhado de outras medidas:

“Se você fizesse a descriminalização da maconha, do uso, isoladamente também não vai servir. É preciso que haja, ao mesmo tempo, todo um conjunto de políticas de prevenção, de mostrar que é preciso diminuir o uso, uma ação preventiva. Ou vem simultaneamente uma ação preventiva ou simplesmente a descriminalização vai aumentar o uso, e ele é danoso. Nós não estamos dizendo que ele não é danoso, não. Faz dano“.

No relatório do grupo, que é liderado pelos ex-presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da Colômbia, Cesar Gaviria, deverá constar que a guerra contra o tráfico está sendo perdida na região e que os países da Europa e os Estados Unidos, que têm os maiores mercados consumidores: enquanto a procura for alta, as áreas plantadas para a produção de maconha e cocaína continuarão em alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News