Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ONDE ESTÁ O EMPREGO EM 2009 E NOVAS IDEIAS

Escrito por: Welinton dos Santos que é economista e psicopedagogo

Existem setores em 2009 com expansão de contratação, como o caso da área de telemarketing, provocada pela regulação do sistema de atendimento no Brasil. Este setor espera contratar por volta de 78 mil novos profissionais, por todo o país, em funções que geralmente exigem o ensino médio.

Outros seguimentos precisam contratar em virtude do aumento do atendimento de serviços, que são as áreas de saúde e educação, que vão crescer no mínimo mais 3%, com muitas vagas abertas para enfermagem, médicos, professores de idiomas, telemedicina e outros.

Áreas como engenharia da computação, vendas, restaurante e administrativa operacional, continuam com demanda de contratação em vários locais do Brasil. O turismo está impulsionando a contratação temporária e efetiva em muitas cidades do Brasil. Cidades como São Paulo já atraem por volta de 11 milhões de turistas por ano, sendo 1,7 milhões de estrangeiros. Atraídos pela gastronomia e diversificação cultural. O turismo é o setor que mais emprega no mundo no momento.

Comentar um exemplo: muitas cidades do Brasil podem conseguir espaços para avançar e gerar empregos no turismo. Em Goiânia, com boa qualidade de vida, observando uma logística mais adequada de atendimento ao turista, treinamento e investimentos, com certeza poderá ser a porta de entrada do turismo na região, que é menor do que o volume de turistas recebidos pela cidade de Caldas Novas.

Produção de ovos de páscoa, hotéis, restaurantes, call centers, indústrias do vestuário, obras de infra-estrutura, informática de programação, e-commerce, setor de consórcios, são outros exemplos de setores que estarão contratando no início de 2009.

Precisamos combater a raiz do desemprego que é motivado por alguns fatores, como: alta taxa de juros que provoca desinteresse em investir na produção e incentiva a aplicação no sistema financeiro; desqualificação profissional (muitos setores estão carentes de mão-de-obra qualificada, principalmente técnica); desonerar a folha de pagamento aumentando os impostos sobre o valor do produto agregado.

Dentre muitas idéias para geração de empregos posso citar:
> Manter investimentos em educação – principalmente em programas de qualificação profissional dirigida e assistida, atentando a realidade do mercado;
> Reduzir as taxas de juros e principalmente o spread bancário para incentivar o setor produtivo;
> Investir em novas tecnologias que podem gerar milhares de empregos (devo salientar o Programa PRIME da FINEP, como uma grande alternativa de alavancar novos produtos e negócios), dentre estas, destaco o desenvolvimento e incentivo a energia solar, medicina alternativa, acquacultura, tecnologia naval, pesca turística, serviços on-line, áudio-visual e outros.
> Melhoria do custo Brasil, atacando pontos como a logística de distribuição integrada, diminuição de tributação e melhoria de processos de liberação de mercadorias, com sistemas integrados mais eficientes que diminuam a burocratização e ao mesmo tempo aumente o controle e fiscalização do setor.
> Aumento da fiscalização tributária em todos os níveis;
> Incentivar a criação de empresas sociais;
> Implantar novos projetos de economia solidária e fomentar a pesquisa sobre estes projetos; Incentivar e ampliar os bancos do povo;
> Criar cooperativas de exportação, estabelecendo parcerias internacionais;
> Criar núcleos de desenvolvimento da criatividade;
> Implantar sistemas de empreendedorismo;
> Qualificar e revitalizar o sistema agrícola familiar;

São pequenas ações que podem auxiliar a impulsionar o emprego, além das medidas já anunciadas pelo Governo Federal de incentivar o crédito e os investimentos como a diminuição do IPI, IOF, IRPF, aumento do salário mínimo, aporte de recursos ao BNDES para investimentos que gerem empregos.

Este é o momento da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News