Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Patrimônio de Xapuri - Antonio Zaine!!!

No último dia 1 de maio, de acordo com agendamento anterior fui visitar o Senhor Antonio Zaine, para em mais uma oportunidade me deliciar das ricas histórias sobre Xapuri e sobre o Acre e desta feita realizar a vista no interior da Residência onde morou Jorge Kalume e sua Família. O Sr. Antônio Zaine, é verdadeiramente uma enciclopédia ambulante pois apesar de sua avançada idade (mais de 80 anos) rememora de forma impar os acontecimentos xapurienses desde o ano de 1954 que é a data de sua chegada por essas “bandas”, o que sempre me impressiona é a facilidade em recordar nomes completos, detalhes de acontecimentos , que seguer constam nos anais oficiais da história acreana ou xapuriense, sem de forma lúcida dá verdadeira aula a qualquer persquisador que assim como eu seja ávido a conhecer de fato os acontecimentos históricos.

A sua contribuição para a história e Cultura de Xapuri é incomensurável, já que usa recursos próprios para guardar documentos, objetos e fotografias obitdos ao longo de sua permanência em Xapuri e literalmente transformou a antiga Casa Comercial Kalume e um imóvel ao lado de sua residência em verdadeiros museus particulares, que sempre está de portas abertas a todo e qualquer vsitante.

Outro dia estive a ler o que a equipe do “história multimídia de Xapuri”, e que inclusive conta na Edição Vol 1 do Brava Gente Acrena – “Há homens que nunca deixam de ser criança e estes, são assim, porque nunca abandonam seus sonhos, suas crenças, suas alegrias, seus amigos, sua família e suas aspirações mais nobres. Esses homens são necessários para a revolução da própria sociedade em que vivem e em que labutam – assim é o sonhador Antônio Zaine, pois ele chegou por aqui como um lutador e continua lutando até hoje, mas hoje sua luta, sua lida é para não perder o ontem e garantir que o passado não se perca na ambição do futuro.” E sempre que tenho oportunidade de conversar com o Senhor Antonio Zaine ou melhor “O Prezado” acabo tendo mais certeza ainda de que é um verdadeiro tesouro, um bem cultural de Xapuri que merece todo o respeito de toda a comunidade.

Na visita realizada, tive a grata satisfação de estar com duas gerações diferentes, porque nos acompanhou também o seu Neto Haroldo Zaine, que pelo que percebi não deixará a chama apagar, tive a oportunidade de bater um bom papo recebendo uma verdadeira aula do que é ser xapurienses, as fotos são apenas uma parte do que se encontra no interior da casa do Kalume e logo abaixo uma parte da entrevista gravada que é uma pérola de informação.

Agradeço a Família Zaine que tão bem me recebeu, ao Colega Haroldo Zaine amigo de Faculdade, à Dona Déa esposa de Seu Antonio e é Claro o próprio Prezado, que já estou devendo uma visita com maior tempo para outro bate-papo.


E com certeza após a visita sai com pensando em como podemos valorizar mais e registrar essas contribuições de nossos antigos xapurienses, que tem a melhor versão da história, que é a versão correta, livre de insinuações ou de desvios, são estas versões, são essas informações que deverima fazer parte do cotidiano educacional, são pessoas como o Sr. Antonio Zaine que deveriam ostentar título de Mestre ou Doutor de conhecimento histórico, alías para mim ele além de ser um Patrimônio é Verdaeiramente um "Doutor em História Xapuriense e Acreana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News