Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Besta quem pensa, que no Acre só tem besta


Por: Ângela Rodrigues & Eudes Góes
Enquanto isso, o povo da floresta, vive um dramático e polêmico “cantar de galo” que não se resolve. A população já não sabe mesmo o que pensar, nem o que fazer, ao final será preciso ajustar o parafuso da população que vem sendo enganada desde o referendo do fuso horário realizado no segundo turno das eleições , 2010.

Como para tudo existe uma explicação, vamos relatar a recusa do povo pelo novo horário. A localização geográfica coloca o estado do Acre em um movimento de rotação da terra, aonde os raios solares não chegam a toda superfície terrestre. Esse fenômeno ocasiona ao mesmo tempo uma incompatibilidade com o horário biológico da população, que se orienta pela incidência de raios solares para dormir e acordar. Um exemplo disso ocorre em Cruzeiro do Sul, maior município do Acre, lá os estudantes vão à escola pela manhã de lanterna em punho devido à escuridão, enquanto na capital parece ser ainda muito cedo.

Diante de toda essa reflexão geral e geográfica, os empresários midiáticos, políticos e banqueiros precisam saber o real posicionamento da população acreana. Dos votantes 56,87% disseram sim para volta do antigo horário, contrariando as expectativas do governo que aliado a rede Globo e outros grandes empresários já comemoravam a efetivação do horário atual.

E a sociedade onde fica? A imposição do novo horário, modificou a vida do acreano. O Povo do Acre não vai trocar sua soneca depois do almoço, porque alguns empresários da mídia “metidos a besta” querem obter mais lucros nos seus negócios. A interferência de alguns veículos de comunicação é uma atitude egoísta e desrespeitosa a uma decisão democrática realizada com o aval do congresso nacional, que consumiu a bagatela de R$ 1 milhão dos cofres públicos.

Depois de tudo gasto, os parlamentares tentam discutir a validação e a aplicação jurídica do referendo. Se, era apenas uma consulta popular, porque tentaram enganar o povo do Acre? Essa pergunta que não quer calar. Enganaram, conspiraram, articularam e armaram para fazer e desfazer a alteração do fuso “horário do Galo”. Esse grande circo montado para ignorar e invalidar a vontade do povo é no mínimo bizarro.

Tudo isso deixa no ar uma polêmica que não tem hora para acabar. Esse jogo de empurra - empurra para colocar em pauta definitivamente a votação pela Câmara e Senado esconde interesses que não são democraticamente divulgados. A desajustada resposta por trás dessa discussão nada mais é que uma manobra violenta de interesses. De um lado, o PT que selou compromisso com a rede Globo, do outro a muvuca encabeçada pelo PMDB que tenta tirar proveito da situação. Politicamente o partido contrário ao Governo soube tirar longo proveito, e explorar politicamente o fato.

O correto seria, se o idealizador do Projeto de Lei não tivesse tido um comportamento anti democrático. Mas, o povo com cara de “besta”, deu a resposta nas eleições. Ao apurar dos votos, quem ficou com cara de besta foi o atual governador junto com sua militância vermelha ao abrir as urnas e ver que seus votos não estavam lá. Na agonia, por vários momentos os companheiros se sentiram ameaçados vendo vossas coroas voando em terras estranhas. O remédio receitado foi servir humildemente de todo coração.

Resposta: “O povo da floresta não está nem um pouco preocupada se os lucros da rede Globo e da TV Record diminuírem, daqui do meio da mata, vai um senhor COTOCO a esses empresários que pensam que no Acre só tem besta”.
Ângela Rodrigues, Eudes Góes, Acadêmicos do curso de jornalismo da Iesacre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News