Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Depois de ganhar no TRF, MPF sugere acordo entre Ufac e alunos impedidos de fazer o Vestibular

Procurador Gralha Massia diz que Ufac deve construir propostas para reinserir prejudicados
agazeta.net
Ricardo Gralha Massia propõe audiência entre familiares
de prejudicados e a Ufac (Foto: Diego Gurgel/A Gazeta)
Depois de considerar “extremamente delicada” a situação dos candidatos do Vestibular 2011 da Universidade Federal do Acre (Ufac), o procurador chefe do Ministério Público Federal no Acre, Ricardo Gralha Massia, propõe uma audiência conciliatória entre a Ufac e os cerca de 200 candidatos impedidos de fazer as provas de novembro, porque apresentavam carteiras de identidade com prazo de validade vencido. “A situação é extremamente delicada porque entre o ajuizamento da ação e a decisão de 1º grau houve a divulgação dos nomes dos aprovados”, afirma Massia.

Tal situação gerou expectativas e uma situação de instabilidade entre aqueles que foram aprovados no Vestibular, mais de 2,1 mil candidatos, que já tiveram as matrículas efetuadas e que começariam a estudar no próximo dia 14 deste mês. “Por isso, a nossa proposta é que a Universidade construa propostas com os familiares dos candidatos de forma a não manter esta situação de instabilidade”, afirma o procurador do MPF.

O MPF propõe uma audiência conciliatória entre a Ufac e os cerca de 200 candidatos prejudicados no Vestibular 2011, porque no momento das provas apresentavam carteiras de identidade com datas vencidas. “Inicialmente, tínhamos violação de direitos, porque as identidades não podem ter campo de validade e muitos já se encontravam fazendo as provas quando tiveram de se retirarem de sala, o que gerou um clima de instabilidade”, assevera o procurador.

O MPF havia pedido o cancelamento do concurso no dia 24 de novembro, mas o juiz federal Jair Fagundes negou a suspensão. O MPF recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e ganhou. O problema agora é que outros recursos virão por parte da Ufac, a outras instâncias, seguindo a ação indefinida e gerando instabilidade entre os que estão já matriculados.

No entendimento do procurador, não seria o caso de se realizar um vestibulinho para os que foram impedidos de fazer as provas e considera que esta medida apresenta algumas dificuldades. “Mas a análise (de como fazer) depende de um contexto mais amplo, e que a Ufac apresente outras opções”, diz Gralha Massia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News