Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Saúde de “… Alice no país das maravilhas”

* Flávio Bonner

Diariamente tem alguém em algum lugar passando ensinamentos, colaborando com o desenvolvimento mundial, porém, ocorre algo muito interessante: a pessoa que ensinou não aprendeu a lição.

Em termos de administração pública no setor da saúde no país, é público e notório que vai muito mal de pernas, a bem da verdade (...) quase que parando, caminha tão capenga que arranjaram até mais uma forca para o brasileiro colocar a cabeça e ser cortada. A base de apoio do governo federal, na câmara e no senado, com a anuência presidencial, quer ressuscitar mais uma CPMF, a diferença é que mudou de apelido CSS - Contribuição Social da Saúde. Será que é justo passar nossas vidas pagando impostos? Alegam que é para melhorar o sistema de saúde do Brasil, mas, quem nos garante que o montante arrecadado vai realmente ser injetado naquilo o qual foi proposto? Que mecanismo terá o contribuinte para verificar se o imposto arrecadado foi realmente enviado para o endereço certo? Todos estão escaldados, como diz o ditado popular “gato escaldado tem medo de água fria”.

Do jeito que as coisas estão indo nesses dias se alguém passar com uma garrafa e no interior não for encontrado um produto líquido ou sólido vão cobrar o imposto por conter na mesma o oxigênio e quem sabe no futuro irão nos cobrar o “IPCO” imposto por consumo de oxigênio, só é o que está faltando! O certo é que tem gente menosprezando a inteligência da sociedade brasileira.

Caros leitores e leitoras estamos pisando sobre solo manchado de sangue por todos os lados, fruto das guerras em geral bem como estamos sobre as riquezas escondidas no subsolo, o nosso país é tão rico, embora espoliado desde 1500 sobrevive “muito bem obrigado!". Com a máxima vênia Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recordo-me que quando postulante ao cargo máximo dessa nação, cargo esse que hoje ocupa Vossa Excelência levantou-se contrário à criação do defunto de nome CPMF, e porque cargas d’água está permitindo que a sociedade que o elegeu seja lançado no purgatório? Sinceramente quem tem um amigo assim com certeza não precisa de inimigo, talvez “Freud explique”.

Quando eu falo que o Brasil é o lugar do contraditório, tem gente que não acredita. Em um passado não muito distante políticos e caras pitadas foram às ruas empunhando a bandeira do “fora Collor”, motivo: tudo começou com um carro da marca Elba, bem menos do que estamos assistindo deixando-nos atônitos no mar de incerteza, face aos sucessivos escândalos nas hostes da atual administração no âmbito federal. A sociedade brasileira é tão pacifica que suporta tudo calada, ou será que... é por medo? Parece-nos que não estamos em um país de memória e sim de uma vaga lembrança, principalmente, no que diz respeito à trajetória política.



Temos problemas sérios a resolver em todos os recantos da nação? Temos sim. A começar pela Carta Magna (Constituição) onde temos mais de dois mil itens considerando os artigos, parágrafos, incisos e etc., fala-se em morosidade da justiça, mas não observam que parte é freada pela Constituição, onde deveríamos ter mais leis de ordem infraconstitucional, concedendo autonomia aos estados.

No tocante às mazelas sociais brasileiras, hoje, levantei-me com o propósito de refletir sobre a saúde, mas, antes pus-me a pensar e em meu avião abstrato voei até à “Grécia dos Mitos”. Lá eu encontrei vários deuses e deusas cada um com uma função, dentre todos encontrei “Higia” deusa da saúde, limpeza e sanitariedade, filha de Esculápio.

Se ela tivesse tido a oportunidade de conhecer o território de “Alice no país das maravilhas”, menearia a cabeça em sinal de reprovação tal o descaso com a coisa pública no tocante ao quesito saneamento básico. Diariamente os postos de saúde, as emergências, os prontos socorros estão superlotados a espera de um atendimento, significa dizer que o poder público em todos os níveis está sendo relapso, se assim não o fosse teríamos ao contrário, todo o sistema descongestionado e funcionando a contento. Passa-nos a impressão de que estamos sendo dirigidos por inúmeros incompetentes ou no pior das hipóteses meros “adjuvantes aproveitadores”, pessoas as quais não preenchem requisitos básicos.

A nação brasileira embora inúmeros séculos a separem do descobrimento está a milhares de anos luz atrasada, “é o coelho atrasado para o número da cartola”.
Será que temos de fazer o que disse aquela senhora? “Relaxa e goza!”.

* Flávio Bonner – escritor, político e cidadão (flavio_bonner@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News