Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Como a Frente Popular vai escalar o time nesta estas eleições

Do AC24horas
Dirigentes da Frente Popular do Acre sabem que nas eleições do próximo domingo não estará em jogo apenas a prefeitura desta ou daquela cidade do Acre. As prefeituras conquistas neste 5 de outubro representam a largada para a sucessão de Binho Marques (PT) e quem mais eleger, mais força terá em 2010.

A alta cúpula da Frente Popular sabe que terá dificuldades para vencer em grandes colégios eleitorais, como Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó e na gloriosa Xapuri. Apesar das chances de vitória em Rio Branco, a derrota nestes colégios eleitorais será uma demonstração de enfraquecimento. E isso é tudo que seus caciques não querem, pois daria mais uma chances as oposições de uma possível retomada ao poder em 2010.

E por ser este jogo decisivo, nas reuniões dos últimos dias ficou acertado que a Frente Popular colocará em campo suas principais lideranças para tentar reverter o placar onde está perdendo. E o time tem estrelas que vão do governador Binho Marques aos deputados Edvaldo Magalhães e Moisés Diniz.


Para brecar o crescimento de Wagner Sales (PMDB), em Cruzeiro do Sul e alavancar a candidatura do empresário Zinho Santos (PP), foram escalados o vice-governador César Messias e o empresário Orleir Cameli. Durante esta semana César e Orleir vão cair em campo reunindo empresários, políticos e grandes lideranças. A idéia é diminuir a diferença [hoje em torno de 17% em favor de Wagner] e fazer valer uma grande estrutura financeira no dia da eleição.

Como em Feijó nem a adesão do prefeito Francimar Fernandes conseguiu reverter o crescimento do candidato Dindim, do PSDB, o próprio governador Binho Marques vai tomar a frente da candidatura do deputado Juarez Leitão (PT). Por isso esta semana montará o seu quartel general no município, de onde coordenará todas as ações.

O jogo também está apertado em Sena Madureira, onde Toinha Vieira (PSDB) tem crescido assustadoramente nas últimas três semanas e ameaçado a reeleição de Nilson Areal (PR). Para evitar a vitória da tucana a Frente Popular do Acre escalou a sua principal estrela: o ex-governador Jorge Viana. Ele também vai tentar influenciar no resultado de Bujari, onde o candidato petista, Michel, perdeu fôlego na reta de chegada. E Jorge já mostrou as suas armas: vai participar do maior número possível de atividades políticas e reuniões com lideranças e empresários, onde usará tudo que tiver ao seu alcance para derrotar os adversários.

Em Tarauacá, onde dois candidatos da mesma frente disputam a prefeitura, a preferência da cúpula é pela candidatura de Chaga Batista (PcdoB). Vando Torquato (PP) é o filho enjeitado e terá contra ele a habilidade dos deputados Edvaldo Magalhães (presidente da Assembléia Legislativa) e Moisés Diniz (lider do governo). Mesmo com estas duas feras políticas, Vando se mantém na frente, segundo os analistas políticos. Mas neste caso a uma certa tranqüilidade, pois a candidatura de Vando está sob júdice e há quem garanta que mesmo que ele ganhe não assumirá.

Em Rio Branco dirigentes da Frente Popular continuam acreditando que a situação de Raimundo Angelim é cômoda e que a fatura poderá ser liquidada no primeiro turno. Por isso mantém um grupo grande de lideranças que será coordenado pelos senadores Tião Viana e Marina Silva, que também ficarão responsáveis por apoios ao candidato Celso Ribeiro, que foi atingida pelo crescimento de James Gomes (PSDB).

Em Xapuri o candidato Bira (PT) que está patinando, ganha uma assessoria especial. A coordenação geral será comandada pelo secretário-adjunto da Saúde, Sérgio Roberto, o segundo homem mais forte do governo Binho. Será dele a missão puxar Bira para cima, nem que para isso seja preciso comprometer a máquina do governo. Há quem diga que o grande desafio de Sérgio Roberto será fazer a viúva de Chico Mendes, Ilzamar, subir no palanque de Bira.

Esta é a primeira parte do plano, mas há quem afirme que está em andamento um Plano B, que poderá ser colocado em pratica, se for necessário.

Roberto Vaz – da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News