Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Onde quer que você esteja...

Hoje eu recebi um e-mail de um amigo – intitulado Teimosia e escrito por Paulo Roberto Gaefke. Imediatamente me lembrei de um amigo que tive, o Cássio.
Conhecemos-nos 4 anos anos atrás. Ele era uma pessoa bacana. Nós jogávamos Dama e Xadrex sempre que estávamos juntos em Rio Branco. E a amizade apareceu. Com minhas frequentes idas e vindas para Rio Branco nossa amizade foi bem por mais um ano. Não sei por que motivo, já que não me lembro mais terminamos nos desentendendo por uma bobagem qualquer e deixamos de nos falar.

Um belo dia ele resolveu aparecer de novo. Ligou-me sem qualquer motivo dizendo-se arrependido pelo desintentimento que tivemos, desintendimento este que nem sabia mais porque.. enfim, conversamos bastante e voltamos a nos corresponder. Não sei exatamente como isso ficou para ele, mas eu já não era a mesmo. A confiança e a dedicação a esta amizade havia mudado em mim significativamente. Aliás sou humano e erro pacas...

Coincidentemente o ano passado nos reencontramos no Aniverssário de Sena Madureira e depois disso alguns meses depois voltamos a ser bons amigos... ou quase... nos víamos pouco. Falávamos-nos muito ao telefone, mas nos encontrávamos raramente.

Não sei por que motivo novamente ou por uma circunstancia imbecil que nos fez romper com a amizade definitivamente. A conversa tratava de semântica. Exatamente a semântica discutida no texto que publico a seguir.

“TEIMOSIA
O relógio mais certo do mundo é o do teimoso!’
Ter perseverança e lutar pelos objetivos é muito bom. Ter uma meta e perseguir com determinação é melhor ainda. Mas, muita gente anda confundindo "determinação" com "teimosia", e por isso, anda sofrendo mais do que "pé em sapato apertado". Dando murro em ponta de faca, querendo fazer o que não consegue, tentando mudar quem não quer mudar, ter o que não pode ou não deve, ser quem não é, fazer o que não sabe, falar do que não viu...
A teimosia é uma forma de tortura pessoal, é o caminho mais rápido para a obsessão, porta que se abre para as doenças nervosas e mentais.
Aprenda em primeiro lugar que até as pedras mudam de lugar, e nem precisam ser redondas para rolar pelo caminho, pois o tempo, através do vento, da chuva e outros elementos, vão cuidando de movimentar até as maiores rochas.Por isso, os que acreditam que não vão mudar nunca, são os que mais recebem "lições de mudança" do tempo. São os ventos da contrariedade, as chuvas da decepção, o furacão de problemas que se repetem e surgem pela obstinação, pela "cegueira" que a teimosia provoca.Estamos aqui para aprender, estamos na grande escola da vida, e não somos perfeitos!Temos lições que necessitamos aprender, temos amores que não devemos viver, trabalhos que não nos servem, prêmios que não nos pertencem, lutas que teremos de passar, pensamentos que devemos mudar, caminhos que não são bons, verdades que não duram uma década, talvez nem um dia, porque não são verdades, são as nossas verdades caprichosas...Por isso, faça hoje o que deve ser feito, tenha (ou crie) disciplina nas suas coisas, mude o pensamento, o caminho, a certeza, na dúvida, duvide,acredite mais em você, mas lembre-se: errar é humano sim, mas persistir no erro...”

Não sei mais nada dele. Minhas viajens a rio Branco diminuiram, mudei de endereço e de telefone, mas hoje me peguei lembrando-me dele com este texto. E lembrei-me também que na próxima semana uma amiga comum se casará.

Não sei se o verei, mas também hoje não faz mais nenhuma diferença. “Águas passadas não movem moinhos” diria a minha avó. Eu não guardo mágoas, ressentimentos e não desejo nenhum mal a ele. Guardo boas lembranças de uma amizade que se foi.

Seja feliz Cássio! Onde quer que você esteja, fazendo seja lá o que for que o permita vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News