Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Tolerância Zero

Se existe uma coisa no mundo que se prolifera mais depressa que bactéria é a pergunta idiota. É impressionante a velocidade com que esta praga voa da boca dos mais desavisados para os ouvidos de gente irritável como eu. É quase uma maldição! Já reparou? Multiplicam-se também os posts – tais como este meu – de gente que não suporta este flagelo.

Tudo bem, eu confesso que muitas vezes eu tolero uma ou outra pergunta deste gênero. Ou para ser simpático ou porque, eventualmente, cabe a pergunta por mais óbvia que possa vir a ser a resposta. Porém há casos em que eu tenho que clamar pela Santa Paciência antes de dar a resposta mais cretina do universo. Em algumas ocasiões a Santa falha...

Se eu estiver saindo de casa, por exemplo, e alguem me perguntar “Você vai sair?” em um bom dia eu vou apenas responder que sim com um sutil sorriso nos lábios. Não porque a questão seja pertinente – sim porque se eu estou no portão da minha casa em direção à rua não estou tentando entrar, não é? – mas apenas por simpatia.

Por outro lado, casualmente a pergunta pode ter cabimento, mas não fica menos estúpida por isso. Realize a cena: São 10:00 horas da manhã de sábado. O sujeito está em casa e toca o telefone. Ele atende e o amigo pergunta “Acordei você?”. A pergunta é idiota? Sim. E o é porque agora que o sujeito está ao telefone não faz mais nenhuma diferença – nem a ele e nem ao amigo – qual atividade o cara exercia antes de atender à ligação. A pergunta é legítima? Claro! O infeliz poderia estar dormindo, como poderia estar se barbeando ou tomando café da manhã. Trata-se de curiosidade e, portanto de uma pergunta totalmente desnecessária, mas o intuito do amigo poderia ser apenas desculpar-se pelo infortúnio.

O que é sofrível mesmo são aquelas perguntas que de tão imbecis passaram a compor piadas. Em alguns dias eu apenas me irrito. Em outros eu me descontrolo. E quando elas vêm de alguém que me conhece bem? Eu piro!

Já aconteceu comigo de estar indo trabalhar e sendo periodo invernoso- inicio de dezembro, ruas cheias de mangas, levar aquele escoregão e me lambuzar todo de lama, estar retornando e alquem me pergunta caiu??? Não me joguei numa poça d"agua e fiquei me lambuzando para melhorar minha aparência.

Em outra oportunidade um grupo de amigos havia combinado uma reunião na casa de um deles. Estava marcado para 19:00 horas e eu só consegui chegar com mais de duas horas de atraso. Logo fui justificando: “Desculpem-me, mas eu só consegui sair do trabalho agora. Imediatamente um deles pergunta “Estava trabalhando?”. Não. Eu estava jogando futebol! Não é isso que você faz no escritório?

Hello! Por acaso isso é tipo de pergunta que se faça? Se a pessoa não tem nada melhor para dizer, por que diabos não fica quieta?

Perguntas desta natureza não são só imbecis. Elas são irritantes e simplesmente não mereceriam qualquer resposta. Mas eu dou. Em algumas oportunidades não dá pra ignorar. Às vezes estou mais suscetível e uma pergunta dessas me tira do sério! E tem mais exemplos:

a. Chegando da manicure: “Foi fazer as unhas?” Não. Fui amputar os dedos!
b. Chegando ao trabalho com os pés molhados e guarda chuva nas mãos: “Está chovendo?” Não. Parei no banheiro e me molhei na pia só pra enganar você!
c. Acendendo o cigarro depois do almoço: “Você fuma?” Não. Eu só gosto de acender e jogar fora!
Irritou? Eu me irrito. E muito!

Certas vezes eu me pego pensando se eu também não irrito os outros com isso. E a resposta é sim. É a tal da pergunta que está embutida em todo mundo. E eu busco me controlar. Então recomendo: controle-se! Se cada um fizer um pouquinho a coisa vai melhorar. Eu acredito nisso. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News