Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Nossa que noite!!!

Para as pessoas que convivem comigo, sabem que sou um típico ser noturno, que além do meu diabetes convivo com um fortíssima insônia e não diferente de muitas outras noites, ontem como estava bastante estressado sabia que teria mais uma noite de boas reflexões, um belo cigarro e bons copos de café, porém repentinamente me batera uma forte vontade de fazer o que há muito tempo não o realizava que é dar um belo passeio pelas ruas escuras e tranqüilas da minha querida Xapuri.
Enganei-me totalmente!!!

Com um saudosismo incrível, vesti um short, camiseta, sandálias havaianas, minha cigarreira e me pus a dar um belo passeio, porém infelizmente as noites xapurienses não são como de costume se apresentam, pude notar o trânsito constante de veículos de candidatos durante todo o período que permaneci na caminhada, e somente aí percebi o quão essas eleições estão acobertas de sinistras ações.

Fiquei triste porque numa caminhada de pouco mais de 2.000 metros percebi ações sorrateiras de crimes eleitorais ocorrendo na noite, diga-se de passagem, que pouco mais das 23:00 horas, presenciei comportamentos burlescos de pessoas que pleiteiam ser nossos representantes, vi a vulgaridade das ofensas proferidas entre inimigos políticos. Quanto amadorismo!!! Quanta falta de hombridade!!! Quanto desperdício de tempo!!! Só me intriguei por uma situação, já que segundo as bocas pequenas de Xapuri dizem que a Policia Federal e o TRE estão coibindo este tipo de ação, acredito que ontem era a folga deles...

Pude também notar, nas imediações da Rua do Ibama, ações um tanto suspeitas de jovens que insistem em permanecerem debaixo de postes semi-apagados e que se esquivam repentinamente quando passamos... mil coisas podem sugerir tais atitudes. A preocupação veio a tona... será que a ilegalidade de algumas situações costumeiramente conhecidas pela proximidade com a fronteira da Bolívia, está sendo explorada às caras de todos? Sugiro aos nossos nobres componentes da força policial que dêem uma atenção a esse tipo de sinistro. Força Policial esta que inclusive quero parabenizar, já que pelo que tenho acompanhado muito tem esforçado no tocante à Segurança dos munícipes e gostaria de pontuar a gradativa melhora na questão de relacionamento interpessoal da Policia Militar para com a comunidade Xapuriense.

Outro incomodo... a cada 50 metros alguém me abordava para pedir um cigarro. Nossa que inconveniência... não pela questão de dar o cigarro, mas simplesmente pelo fato de não conhecer as pessoas ou acreditar que teriam simplesmente uma intenção dúbia. Depois como terminaria a minha caminhada????

Já mais estressado do que quando havia saído de casa pude presenciar, passando pela calçada do Cemitério Municipal o descaso do Poder público para com aquele lugar sagrado. Mesmo estando no verão o terreno totalmente sujo, vegetação alta... enfim um abandono total, mas o fato a priori me sugeriu recordar dois fatos interessantes: o primeiro de uma citação de um livro há muito tempo lido – Gestão Eficiente na Administração Pública - da editora do Instituto Etthos que parafraseava um texto atribuído a Maquiavel... “Conhecemos como um administrador cuida das pessoas de sua cidade, quando vemos a forma que cuida daqueles que repousam na paz celestial”... Nossa!!!não vou nem entrar no mérito da questão.

O segundo fato é que ironicamente olhando com bastante cuidado para o interior do Cemitério, levei um susto, um boi enorme pastava tranqüilamente entre as sepulturas, não sei por que, mas me veio uma composição de João Vitor e Machado cantada pelo inaudível Tiririca - O touro do Cemitério – e comecei a rir, o ataque de risos foi maior quando recordei que bois e cemitério de Xapuri não combinam, pois história parecida já deu até participação no Programa do Jô Soares Onze e Meia, ou quem não lembra de um coveiro da Sibéria que enterrou um boi no cemitério e deu o maior trelelê? Enfim depois dessa achei melhor caminhar rumo a minha casa, mas como se não bastasse a minha rica experiência da noite ainda tive o desprazer de me encontrar com pessoas de extrema imbecilidade, que se dizem filhos de Xapuri e que possuem altos Cargos no Governo estadual, mas que vivem de afrontar a inteligência e a postura de quem não congrega com seus ideais de “panelinha politica”.

Ouvi gracejo, insinuações, bocas e trejeitos de gente que pensa que manda no mundo, mas que na verdade não passam de substrato do pó da merda, e aproveito para mandar um recado – há quatro anos atrás dissemos não ao seu grupinho e me orgulhei muito do povo de Xapuri por isso, e estou torcendo e fazendo a minha parte para novamente possamos dizer outro NÂO.

Percebi nessa situação a arrogância e a antipatia de quem está em Xapuri para colaborar em Campanha eleitoral, notei que se acham os donos da verdade ou os donos do mundo, porém como toda necrose em forma de pessoa humana nos ajuda a refletir sobre a vida rememorei um sermão de Dom Luiz Eccel que falava o seguinte: São muitas as pessoas que não se dão conta de que são passageiras do trem da vida. Não importa em qual vagão você está e nem a classe do vagão. Em algum momento ele chegará ao ponto final. Muitas vezes, por acidente de percurso, não chega ao destino previamente traçado. A ânsia e a ganância estão tão impregnadas em algumas pessoas que pensam e agem como se fossem donas da verdade, da própria vida e da vida de outras pessoas, donas do mundo. Em virtude disto o estrago e o atraso na construção de um mundo fraterno, justo, solidário e igualitário é enorme. É importantíssimo recordar diariamente que, na verdade, não somos donos de nada, nem mesmo da nossa própria vida. Somos apenas administradores e livremente escolhemos ser fiéis ou não. Porém, com mais tristeza se enche o coração quando sabemos que pessoas que hoje se fazem passar por donas da verdade, da justiça e do mundo, esqueceram que fazem parte da história do mundo. Negam suas origens, suas raízes. Negam de forma tão bruta que não permitem aos deserdados de hoje: os sem teto, sem comida, sem terra, sem saúde, sem trabalho, sem dignidade,... buscarem um lugar ao sol, na luta, por um pedaço de terra para morar, trabalhar e viver, como os nossos antepassados. Alguém entende esta reação?A estas pessoas é preciso recordar sempre: Cuidado porque a terra é nossa dona. Um dia, o trem da vida vai chegar ao seu destino e será a mãe Terra que irá nos acolher no seu útero.

É depois de tudo isso achei melhor voltar pra casa, fumar mais um cigarro, tomar mais um copo de café e madrugar no computador....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News