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quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O crime dos aviões Rafale‏


Depois de tanta polêmica envolvendo a compra de aviões estrangeiros para reforçar as defesas brasileiras, parece que essa história ainda está longe de terminar. Sendo que no último dia 05 a Presidência Francesa foi surpreendida após a Força Aérea Brasileira (FAB), comentar que prefere os aviões suecos e americanos aos Rafales franceses.Questionados pela AFP, eles se consideram tranquilos com relação ao resultado da licitação lançada por Brasília.

Ao citar as conclusões de um relatório técnico confidencial de 30.000 páginas, a Folha de São Paulo afirmou em sua edição desta terça-feira que a FAB preferia os aviões suecos Gripen NG e americanos F/A-18 SuperHornet aos Rafales da Dassault para modernizar sua frota, principalmente por causa do preço do aparelho francês.
O Rafale concorre com o F/A-18 SuperHornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab, para fornecer 36 aviões de combate ao Brasil, num contrato de bilhões de dólares. Em setembro passado em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou pessoalmente a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, a preferência do Brasil pelos Rafales, devido à transferência de tecnologia sem restrições prometida pela França.

É necessário ressaltar que a disparidade de preços do Rafale francês em licitações em andamento em países como a Índia e os Emirados Árabes está introduzindo uma nova variável na concorrência brasileira para a compra dos caças da FAB, que já estava na berlinda diante da informação de que a Aeronáutica prefere o avião sueco Gripen, por ser o mais barato de todos.

A explicação oficial de que a compra brasileira seria decidida não por critérios de preço, mas sim por adequação a uma estratégia de política externa brasileira, fica abalada pela diferença de preços oferecido pela França ao Brasil e aos outros países.

A Índia está comprando nada menos que 126 aviões pelos mesmos US$ 10 bilhões que o Brasil está pagando por 36, sendo que desses 108 serão produzidos na Hindustan Aeronautics no próprio país, com programa de transferência de tecnologia até onde se sabe igual ao prometido ao Brasil.Os Emirados Árabes, por sua vez, estão comprando 60 jatos Rafale, num negócio estimado entre US$ 8 a US$ 11 bilhões.

A prevalecer essa diferença de preços, estaríamos diante de um "parceiro estratégico" que se aproveita de nosso interesse para cobrar mais caro pela parceria.O governo brasileiro, que já deixou claro, através do próprio presidente Lula, sua inclinação para comprar os jatos da empresa Dassault, resolveu fazer uma consulta formal à França para saber quais são as diferenças entre o pacote brasileiro e os outros que justificariam preços tão desiguais.

A única explicação seria o pacote tecnológico, mas as primeiras informações são de que a Índia também terá um programa de transferência de tecnologia. Para complicar o jogo, que já parecia definido, a Boeing está oferecendo para a Embraer a participação no programa de desenvolvimento do avião, chamado de Global Super Hornet, o que significa uma mudança de atitude inédita no governo americano em matéria de transferência de tecnologia.Também o Congresso americano, que tem que aprovar os programas de transferência de tecnologia, deu a autorização prévia em setembro.

E o embrólio continua!!!!

Com informações obtidas do jornalista: Merval Pereira e do blog umpoucodetudo

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