Fui procurado na tarde de ontem por um pai preocupado com a situação de seus filhos que deveriam estar estudando na Escola Municipal Rita Maia, mas que até o presente momento não iniciou as aulas do ano letivo de 2010, devido algumas histórias que estão deixando não somente o Pai em questão, mas a maioria dos pais e/ou responsáveis das crianças matriculadas naquele estabelecimento de “cabelo em pé”
Para se entender a situação é válido relembrar que desde o inicio da Administração atual assumir já se prolatava a notícia de que a Escola Rita Maia funcionaria com período integral, ou seja de que os alunos ali adentrariam pela manhã e permaneceriam o dia todo, saindo somente no final da tarde, mesmo sem observar que a escola não oferecia condições estruturais e tão pouco haveria profissionais qualificados para trabalhar no novo sistema, o que certamente impediria a realização do intento, o que de fato ocorreu a impossibilidade de no ano de 2009 implantar o Turno Integral.
Nesse ano de 2010 novamente propagou a possibilidade de implantação do mesmo sistema, sem que fizesse nenhuma alteração física estrutural e oferecesse adequação profissional aos educadores ou ainda que contratasse novos profissionais que o sistema requer, o que atrasou sobremaneira o inicio das aulas naquele estabelecimento, sendo que segundo informações em reunião no inicio do ano fora assegurado que incontestavelmente as aulas iniciariam no dia 5 de abril, já com quase dois meses de atraso em relação ao calendário estadual.
Na tarde de ontem em reunião com os pais e/ou responsáveis dos alunos daquele estabelecimento os mesmos receberam a noticia de que o prédio ainda passará por uma reforma para que o início das aulas de fato ocorram... Ora senhores quando tempo irá demorar essa reforma? Será possível ocorrer em tempo recorde uma reforma até o dia 5 próximo? Só se for uma pinturinha “mixuruca” como a realizada pelo gestor passado... por que sinceramente se quiserem fazer algo de qualidade já irão uns 20 a trinta dias de obras, o que significa que de fato as aulas iniciariam somente no final de Abril ou inicio de Maio.
Algumas ponderações é claro são necessárias e de fato pessoalmente e profissionalmente elogio e admiro a intenção e a coragem da equipe municipal em instalar o sistema de período integral no Município de Xapuri e pessoas qualificadas temos na Secretaria Municipal de Educação para isso, por que quando bem administrado temos exemplos Brasil a fora do salto experimentado na qualidade da educação local, porém isso requer muito trabalho e investimento que é o que de fato não está ocorrendo.... para se ter noção para se instalar tal sistema é necessário que o estabelecimento ofereça condições de alimentação o que requer um refeitório devidamente adequado, salas de Vídeo, espaço para atividades culturais, bibliotecas temáticas, profissionais de diversas áreas inclusive da saúde, orientadores educacionais e principalmente muito jogo de cintura dos educadores envolvidos, imagina o quão é difícil manter crianças quatro horas em uma sala de aula imaginem oito horas.
Sem contar que o dia não deverá ser repleto somente de atividades escolares mas sim com atividades lúdicas, esportivas, culturais, artísticas e de orientação para a cidadania.
A minha preocupação e que de certo é também a dos pais dos alunos daquele estabelecimento é que a Legislação Federal exige o cumprimento de 200 dias letivos para a validação de uma etapa escolar, e nesse caso se confirmar as previsões praticamente quase ¼ do ano letivo de 2010 já seriam perdidos pela indecisão sobre o inicio ou não das aulas na Escola Rita Maia, o que poderia prejudicar sobremaneira o processo educacional, sendo que mesmo o período sendo integral não se pode contar com duplicidade o dia letivo.
Gostaria que pelo menos dessa vez essa analise situacional fosse vista como alerta merecedor de ação repetina para a resolução da questão, não meramente como critica evasiva que o que sempre acontece quando tentamos expor idéias contrarias a algumas situações em Xapuri, é um convite senhores aos Pais, Município, Sinteac e pessoas com compromisso pela Educação a analisarem se vale a pena de fato em nome de um projeto mesmo que seja educacional, prejudicar crianças e um número considerável de cidadãos xapurienses com uma coisa tão séria que é o processo ensino-aprendizagem dos nossos filhoos.
Fica aqui sinceramente a minha torcida para que toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, equipe esta que detenho o maior respeito se sensibilize e agilize brevemente a questão.
No mês de fevereiro houve uma reunião, na referida escola com a presença do Sr. Prefeito e uma equipe Municipal de Educação, a onde o Sr. Prefeito disse que as aulas iniciaria no dia 05 de abril. No momento eu perguntei qual a garantia e ele respondeu "A MINHA PALAVRA" na hora acreditei, hoje já não sei se devo. Só sei dizer que estamos no 4ª mês de 2010.
ResponderExcluir