Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

domingo, 11 de julho de 2010

Virou palhaçada mesmo! Quando não é a energia, é comunicação que falta na fronteira

Mesmo com ameaças de processos por parte do Governo e Ministério Público do Acre, os picos de energia teimam em repetir. Por último, na fronteira, aconteceu por volta das 20h00 na noite desta sexta-feira, dia 9. Após três picos consecutivos – parece que alguém ficou brincando no interruptor – ficamos às escuras por cerca de 20 minutos, os moradores de Brasiléia na parte central da cidade, parecem que já estavam preparados com lanternas e velas.

O pior disso tudo é saber que o problema vai persistir até 2011. Daí, só resta comprar luzes de emergência, velas e lanternas para deixar em locais estratégicos pela casa e local de trabalho. Para quem trabalha com computadores como eu, lá vou ter comprar baterias para não correr o risco de queimar equipamentos e perder banco de dados. Processar a empresa é uma perca de tempo, já que para ‘eles’, é mais um caso à empurrar com a barriga.

A idéia de ligar o Acre com o linhão, pode até ter sido uma boa idéia. Afinal, o Estado tem que ser ecologicamente correto sem diesel e economizar. Importante lembrar que cerca de 10 Municípios, juntamente com a Capital (ainda bem) tem que pagar o pato.

No meu ver, virou uma palhaçada mesmo. Quem teve a idéia pensando que iria ganhar ponto com os eleitores, “atirou no pé”. É bom que os eleitores pensem na hora de votar e saibam que esse problema vai perdurar até mesmo depois das eleições que acontece em outubro próximo. Lembre-se. Quem usar esse tema dizendo que foi um bom investimento, é um mentiroso. Pensaram numa solução sem realizar um estudo detalhado, nas conseqüências e no tempo de adequação até a finalização.

Estamos a mercê de uma pequena cidade (não que ela tenha culpa) no interior de Rondônia por não terem terminado a estação de receptação e distribuição que vem para o Acre. Quem paga o pato? Eu e você leitor. Lembrem-se... se você não pagar a sua conta, ‘eles’ cortam rapidinho e dane-se você. E o que mais chateia? O problema vai perdurar até 2011 e não tem jeito. O que o operador pode fazer é ir aperfeiçoando para minimizar defeitos.

Lembrem-se disso quando forem votar. Deixo o espaço aberto ao leitor que quiser escrever seu comentário (sem ofensas) e dane-se eles, afinal, sou cidadão e pago meus impostos que, por sinal, são muitos.

Para finalizar, PALHAÇADA!

Matéria relacionada:
Apagão não terá jeito, solução somente em 2011
JAIRO CARIOCA – AC24HORAS
O sistema elétrico de Acre e Rondônia permanecerá vulnerável até 2011, quando está prevista a entrada em operação do circuito duplo da LT Vilhena
A péssima notícia foi dada ao repórter Rodrigo Polito [Portal Energia Hoje], em tom de desabafo pelo diretor-geral da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, no final da tarde de quarta, em Seminário no Rio de Janeiro.

Com as declarações, toda expectativa em torno da publicação de uma nota onde o Ministério das Minas e Energia deveria se explicar sobre o apagão que afetou o Estado do Acre na última terça-feira (06) foi frustrada. O sistema elétrico de Acre e Rondônia permanecerá vulnerável até 2011, quando está prevista a entrada em operação do circuito duplo da LT Vilhena- Samuel (RO), de 595 km e em 230 kV, da Plena Transmissoras.

- A linha deve entrar em 2011. Até lá não tem jeito. O que o operador pode fazer é ir aperfeiçoando para minimizar defeitos. Mas é uma restrição ambiental. A linha Jauru-Vilhena entrou. Mas o outro circuito, o governador (Ivo Cassol, de Rondônia) não deixou entrar. Jamais se imaginou ligar um sistema desses com apenas uma linha - desabafou Chipp.

Em reunião ontem (08) à tarde, o ministro Márcio Zimmermann decidiu enviar uma comissão no Estado na próxima semana, para acompanhar as causas do apagão e apontar possíveis soluções. Até a manhã de hoje (09), não se sabe os motivos que ocasionaram o apagão. Segundo o Ministério, os resultados das investigações oficiais serão conhecidas somente hoje. Duas hipóteses estão sendo trabalhadas: o apagão pode ter sido ocasionado pelo desligamento da linha que ocasionou a desativação de uma turbina da térmica Termonorte (RO) ou foi o contrário.

Ainda de acordo o desabafo de Chipp, o impasse é histórico. Licitado em 2006, o trecho Vilhena-Samuel só obteve a licença ambiental em dezembro do ano passado. O governador de Rondônia, Ivo Cassol, havia bloqueado até então o licenciamento da obra até que o governo federal criasse uma lei para compensar a perda de arrecadação de ICMS proveniente da queima de óleo combustível em termelétricas.

A matéria informa ainda que com o aval ambiental, o impasse passou a ser regulatório. A JTE, empresa da Plena responsável pelo empreendimento, solicitou a Aneel o ressarcimento pelo prejuízo causado pelo atraso no licenciamento ambiental. Num primeiro momento, a agência não autorizou a compensação, alegando que o atraso no licenciamento faz parte do risco do negócio. A JTE ainda aguarda uma manifestação oficial da Aneel.

Hoje a transmissão de energia do SIN para Acre e Rondônia está limitada a apenas 400 MW. A construção da LT Vilhena-Samuel permitiria dobrar a capacidade de transmissão para os dois estados. (R.P.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News