Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

domingo, 11 de julho de 2010

Acre: a História como o diferencial

Recebi via email do ex-aluno do CDP de Xapuri e hoje morando em Vitória, Vagner,  reprodução da matéria publicada no jornal A Tribuna  daquele estado que é um dos mais conceituados e que fala do Acre na passagem do aniversário de elevação à Categoria de Estado, interessante que a matéria é uma lição de história e faço questão de publicá-la e agradecer ao amigo Vagner pela disposição em ter enviado o material.
"Poucos estados brasileiros têm uma História tão bela, rica e empolgante como a do Acre. Na realidade, a glória e o orgulho maior desse estado distante, periférico, pouco populoso, e insignificante em termos econômicos e de desenvolvimento, é a sua História.


Com efeito, constata-se isto e compreende-se o justificável e particular senso de identidade histórica e de patriotismo e amor a terra, do acreano, compulsando e lendo a diversificada, consistente e surpreendentemente extensa historiografia acreana.


O certo é que o orgulho cívico do acreano procede, e tem sua razão de ser, pois, afinal, a revolução acreana foi, indubitavelmente, a maior e mais patriótica, revolução em que se envolveram brasileiros e, antes dela, nossa ultima arrancada bandeirante, a penetração, o desbravamento, a ocupação, a exploração e a conquista do hostil e selvagem deserto verde que era o Acre, superou, em audácia e temeridade as arrojadas bandeiras paulistas.



A determinação e a coragem com que os acreanos se articularam contra a anglo americana corporação a que os bolivianos entregaram o Acre e a decisão com que enfrentaram a indiferença do governo pátrio em contraste com o verdadeiro clamor nacional que secundou a resistência dos seringueiros, foi algo admirável e que muito valoriza o homem brasileiro.


Alem destes, outros motivos ou razões ligados à História tem os acreanos para se orgulharem de sua invejável tradição, a bandeira e o hino do estado, símbolos máximos do amor e devoção a terra, empunhada e cantado, com exemplar fervor, foram criados no calor e sob a inspiração de movimentos e lutas emancipatórias.



A bandeira foi idealizada e desenhada pelo aventureiro espanhol Luiz Galvez, presidente e proclamador da Republica ou Estado Independente do Acre, embrião ou protótipo da libertadora insurreição vitoriosa comandada por Plácido de Castro. Já o lindíssimo e insuperável hino acreano foi composto pelo jovem poeta e medico baiano, chefe da equipe de saúde do Exercito Acreano, Francisco Mangabeira, após e sob a inspiração do triunfo na duríssima batalha de Volta da Empresa.



Enfim, os fatos primordiais de sua história e os seus protagonistas, os acreanos relembram e homenageiam anualmente mediante a observância das principais comemorações cívicas do calendário oficial do Estado:

03 de março, dia do seringueiro, o mais simbólico dos trabalhadores acreanos;

08 de março, aniversario de Francisco Mangabeira,o autor do hino.

Dia 15 de junho, comemora-se a elevação do território a condição de estado, ocasião em que são hasteadas as bandeiras do Acre, do Brasil e do Ceara. Esta em homenagem a gratidão aos pioneiros nordestinos que desbravaram e libertaram a terra;

06 de agosto, data mais importante do calendário cívico estadual, feriado em que se comemora o inicio da revolução acreana e o termino, em 24 de janeiro, consagrando-se assim, uma revolução de verdade.
11 de agosto, comemora-se o aniversario da morte de plácido de Castro, o grande herói do Estado, e em 5 de novembro comemora- se o Tratado de Petrópolis, que selou a negociação, compra e anexação definitiva do Acre, como parte do Brasil."

Por tudo isso, viva a História e o Civismo, e parabéns ao Acre.
Deilson Storch de Almeida é teólogo, historiador e escritor.

Um comentário:

  1. MUITO BONITO MESMO!!! SOU MARANHENSE, MORO NO MARANHÃO MAS ADMIRO MUITO A HISTÓRIA DO SEU ESTADO.
    OBS: TRABALHO COM COMUNICAÇÃO E SEMPRE GOSTO DE LER AS NOTICIAS DO SEU BLOG
    ASS: FABIANO BEN-HUR

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News