Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Crime Ecológico

Blogueiro Indignado -  Joscíres Ângelo
Ainda na terça-feira pela manhã, em conversa com a Profª. Eliana Pereira tomei conhecimento de que mais uma vez uma árvore histórica de Xapuri e que faz parte da cultura e do cotidiano de uma parcela significativa de Xapuri  estaria morrendo de forma que levaria até mesmo a sugestionar que alguém deliberadamente estaria provocando tal ato. Naquela mesma manhã passei mal e tive que sair as pressas do trabalho e naquele instante tentei ser parado pelo amigo e leitor Carrilho que inclusive utiliza-se da frondosa sombra, "agora nem tanto" para vender seus produtos, justamente para falar-me sobre o mesmo assunto... infelizmente como estava a caminho do médico não pude dar maior atenção.

O que de fato está ocorrendo segundo informações recebidas por esse blogueiro é que uma pessoa não se sabe  por brincadeira ou por conhecimento prévio efetuou uma série de perfurações no tronco da árvore (benjamin) que fica localizado na Rua Coronel Brandão (principal rua da cidade) e nas imediações da Agência do Banco do Basa, e que ficou conhecido como o Benjamin do Cafezinho da Dona Maria já que mesmo embaixo da árvore fica a tradicional Barraca de Café da Dona Maria, onde dezenas de pessoas, quiçá centenas de xapurienses, todos os dias se deliciam com cafés, sucos, mingaus, pão de milho, tapioca e outras delicias... Por fim após apresentar tais perfurações onde já surgiram histórias que foram colocados alguns tipos de produtos no interior a árvore que está secando e definitivamente morrendo.

Não é a primeira vez que isso ocorre em Xapuri, eu memo já causei confusão em denunciar a morte "natural" do apuí que embelezava a frene da Casa Memória Chico Mendes, porém frente a projetos urbanisticos em que não continha a bendita árvore nada foi feito, o laudo deu morte natural, agora esse Benjamin deve ser muito bem invetigado, está implícito crime ambiental se as perfurações tiverem causado o estrago visto.

Seegundo informações o Prefeito Ubiracy Vasconcelos já está sabendo da informaçãonão e não vem medindo esforços para descobrir quem é ou quem são os responsáveis pelo envenenamento do pé de Benjamin que é  patrimônio histórico da praça central municipal, e para isso já solicitou a ajuda de biólogos da Universidade Federal do Acre para que seja feito um laudo técnico, sobre que tipo de veneno matou a árvore. O prefeito petista vai levar o caso ao Ministério Público Estadual.

Engraçado que em conversa recente com o ex-prefeito Jorge Akel Hadad conversávamos justamente sobre algumas palmerias imperiais existentes em Xapuri e sobre alguns dos pés de Benjamin e acabei por descobrir que muitos deles foram trazidos de Belé-pará pelo então Prefeito na época o nosso saudoso Jorge Kalume que numa Charrete e o próprio Jorge Hadad ainda garoto plantaram muitos dessas árvores já que na época existia muitas mangueiras e algumas Castanholas que também foram frutos do esforço de Jorge Kalume e do nosso Museu Vivo Antônio Zaine. Portanto aí está mais um motivo para que a arvore dessa questão não seja tratada apenas como uma "simples árvore' e sim como um patrimônio histórico-cultural com alto valor para a socidade xapuriense.

Me faz lembrar que a história e a Legislação Vigente desta vez está do lado do Poder Público e da Verdade para punir severamente os culpados, por crime ambiental e por destruição de patrimônio público, já que na administração passada tentaram construir  processo no ex-prefeito Vanderley sob a alegaçao de que teria matado as castanholas da Praça São Sebastião quando de uma poda mais agressiva e até mesmo Plácido de Castro meteram no tempo errado da história... tá certo que isso era mais piada.... mas que agora os indícios são visiveis devido a morte eminente da árvore.

Que se faça justiça, não podemos deixar que simplesmente a bel prazer alguém ou alguns saiam por ai matando árvores, já pensou se a moda pega?
com informações do AC24horas

Um comentário:

  1. É uma pena que ainda existam pessoas que perdem seu tempo fazendo maldades com belas árvores,como esta em questão, que ñ oferecem ameaça alguma, a ñ ser a de quem estiver a sua sombra esqueça-se um pouco dos afazeres e chegue atrazado ao trabalho ou em casa. Saudades de Xapuri. Bjos
    Lucinha

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News