Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Tempinho para Cuidar da Saúde

Hoje aprendi uma velha lição conhecida por todos, de que só nos preocupamos com nossa saúde quando ela não está em seu estado de normalidade. Recebi alguns exames realizados à alguns dias e levei um tamanho susto, não gostando nem um pouco do diagnóstico e recomendações.

Para quem me conhece, sabe que como diabético que sou não costume fazer restrições nos meus hábitos alimentares, e somente o faço quando nao estou 100%. Acredito que seja o comportamento da maioria dos diabéticos, pelo menos de 90% dos amigos portadores de insuficiencia de insulina no organismo.

Levei um tamanho esporro de amigo, seguido de um belo discursso sobre Medicina Preventiva, já que segundo ele após a concepção desse novo conceito de atividade ligada à saude, a ação trouxe uma transformação muito significativa na forma de encarar os novos hábitos. As pessoas passaram a cuidar da saúde e não da doença. Com grande disposição para viver, estando eliminando o sofrimento e aproveitando o prazer de manter uma dieta leve e praticar exercícios. Situação dificil de encarar para minha pessoa já que gosto de uma boa picanha à brasa de uma cerveja gelada de um bom doce de mamão com castanha... enfim coisas altamente proibidas para uma pessoas com o meu quadro patológico.

Achei intrigante a interpretação dos dados nos exames com a descrição de:Fibrose cística, Granuloma Anular e Insuficiencia Acentuada do Pâncreas. Pronto... pensei acho melhor resgatar minha apólice de seguro e já investir no funeral. Graças a Deus nas tres situações (Patologias Reversíveis)e não malígnas provém da minha parceira diabets, muito comum em portadores da mesma.

O susto ainda foi maior, com as recomendações médicas iniciadas com um discursso polidamente correto (será reconfortante livrar-se dos riscos, principalemnte nos hábitos alimentáres. Recomendações não... restrições... fumo..gordura saturada... carne vermelha... massas.. açucar...lactose... alcool... stress... ou seja danou-se.

Pois é, acredito que tenho que dar uma de bom menino e cuidar um pouquinho da saude. Tirar umas boas férias, dar uma de bom baiano no stress, dar uma de natureba na alimentação e ir para a cerveja sem alcool.

Interessante que para me sacanear amigos acabaram mandando textos motivacionais, nem tanto convencionais para me alegrar, que inclusive postarei logo abaixo para dividir com vocês as boas gargalhadas dadas.

Que Xapuri me aguarde!!!

Um comentário:

  1. Não fosse pela data bem que diria que o amigo que lhe deu esse "chega-pra-lá" da saúde teria sido eu. Cuidar da saúde, ou seja, prevenir, é bem melhor que cuidar da doença, ou seja, se tratar - ou, pior ainda: "danou-se tudo, Maria, José!", como dizia a avó de um amigo.
    Não é de hoje que aviso que precisas se cuidar. Mas, de qualquer modo, esse é o mal de todo cidadão do mundo, meros mortais, humanos ao extremo, isto é, nós. Creio que seu texto só nos deixa uma lição: devemos aproveitar a vida, porém com limites - e limites, se bem o conheço, é o que você não tem... mas como te conheço bem, sei que pode chegar a ter...
    Um abraço e fica bem!!!

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News