Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Alunos reclamam do tamanho da prova do Enem 2008

Professores afirmam que prova foi mais longa que o usual.
Muitos gráficos, figuras e tabelas exigiram interpretação.

O bicho-papão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008, aplicado neste domingo (ontem), foi a extensão da prova: ao todo foram 18 páginas carregadas de textos, gráficos, tabelas e figuras. Os leitores do G1, deram seu veredicto: “A prova estava bastante cansativa comparando a provas anteriores.

Para alguns professores que aplicaram a proxa, o exame foi mais cansativo do que a média dos últimos anos, embora tenha apresentado praticamente o mesmo número de páginas.

No geral,acredito como educador que sou que a avaliação desse ano foi a mais exigente, mais longa e mais difícil dos últimos quatro anos. De fato, ao todo estiveram presentes na prova 14 gráficos, dez figuras, quatro tabelas e duas charges.

A prova do Enem
A prova aplicada neste domingo (31), das 12h às 17h teve mais de quatro milhões de inscritos pelo Brasil afora, em Xapuri meus caros alunos também passaram pelo processo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova, informou que o índice de abstenção só deve ser anunciado em 15 dias.

A prova é formada por 63 questões de múltipla escolha interdisciplinares de conhecimentos gerais (do conteúdo do ensino médio) e uma redação (que deve ser escrita na modalidade dissertação).

O exame não é obrigatório, mas a adesão aumentou consideravelmente nos últimos anos porque a nota é utilizada como bônus na pontuação em mais de 500 instituições de ensino superior. Algumas utilizam apenas a nota do Enem como critério de seleção.

Ter partitipado do Enem também é requisito obrigatório para o estudante que quer pleitear uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News