Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

É possivel criar um ambiente de motivação para os alunos de hoje?

Recebi ontem em reunião de Planejamento com os Educadores do Divina Providência um belo puchão de orelha, acerca do meu blog, cobrando-me alguma postagem sobre o trabalho didático dos professores na sala de aula. E como bom menino que sou, atendo a solicitação, e como a discussao baseou-se na situação triste em que se encontra o rendimento educaciional das escolas no município, sejam elas estaduais ou municipais e levando em cosnideração que o ponto chave é a falta de motivação dos alunos e educadores para com o processo ensino-aprendizagem, resolvi escrever algo sobre a motivação na aprendizagem. Me perdoem os com mais experiencia na área educacional, mas ousarei tecer algumas sugestões que para mim é essencial para a resolução desse problema.

Ousarei, também extrapolar a área educacional e tentarei refletir nesse primeiro texto acerca da essência da motivação, e no texto subsequente (abaixo) relatarei sobre a motivação no ambiente de trabalho extra-escola, espero que possa contribuir para uma discussão maior.

Bem, primeiramente é necessário entendermos oque é ser uma pessoa motivada, pelo senso comum para alguns, isso é chamado de “livre arbítrio”, para outros “arregaçar as mangas e correr contra o tempo”, mas para minha pessoa, não importa que denominação receba a força que move as pessoas. A motivação é algo que se alimenta do interior de cada indivíduo, e cabe a cada um a fazer o seu papel.

O ser humano, por natureza é um ser motivado e vencedor, vindo de uma fusão de equipe, o pai e a mãe, cada um entrando com 23 cromossomos e nessa fusão acontece uma verdadeira explosão de 300 bilhões de gens.

Nasce aí o ser mais motivado do mundo, vencendo uma concorrência em gens equivalente a 50 populações do planeta Terra. O ser humano nasce, cresce e vive num ambiente global e competitivo onde uns tem mais sucesso que outros. É a competição da vida.
Alguns são até mais felizes que outros. Assim, no universo profissional em quaisquer área que seja, penso que o que vai definir o resultado é essa junção das duas situações, ou seja, da parte da instituição, empresa,orgão de criar mecanismos que trabalhem o estímulo das pessoas e da parte dos funcionários entender que eles podem buscar suas diferenças se estiverem motivados para a preparação, buscando conhecimento. É isso que constrói uma carreira de sucesso no mercado de trabalho e na qualidade do serviço oferecido.

Conhecimento destrói incertezas. Conhecimento com motivação constrói certezas, isto é, resultados, logo a pergunta que se faz é: Como trabalhar a motivação nos ambientes de trabalhos, nas salas de aula, em casa etc..., surge aí o papel do líder que deve saber trabalhar com duas situações. Em primeiro lugar, perceber que ele estará diante de pessoas e estas são na sua essência muito diferentes, com reações e perfis diferentes. O que fazer? Saber aceitar as diferenças individuais e ao mesmo tempo trabalhar o potencial de cada um. Em segundo lugar, reconhecer o que a maioria de todas as lideranças no mundo reconhece, isto é, entender que o grande desafio para se atingir metas e objetivos passa por uma equipe motivada.

Não se pode construir um ambiente profissional com 100% em excelência e resultados com um grupo de pessoas com 50% em comprometimento em qualidade ou na aceitação dos desafios.

Agora se projetarmos essas definições para educação, veremosuma situação muito singuilar, já que para um bom educador, com sua motivação, contagia à todos com seu ânimo... porém desmotivado é um criminoso que mata os sonhos dos alunos e enterra a qualidade da educação.

Como educador que sou, sei que meus colegas estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam, e sempre a receita está na ponta da língua... Basta motivar a turma... mas as vezes chegamos aos extremos de nos perguntarmos, depois de tudo que faço, mas que diabos é essa tal de motivação mesmo? Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado. Hummmmm

Então posso chegar a seguinte conclusão: que qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender.

E como sou ousado e metido sugiro que iniciem pelas seguintes ações:
• Dar tratamento igual a todos os alunos;
• Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;
• Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
• Ser paciente e compreensivo com o aluno;
• Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
• Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
• Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;
• “Acolher” realmente o aluno;
• Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;
• Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
• Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
• Ter expectativas positivas acerca do aluno;
• Saber ouvir o aluno;
• Não ridicularizá-lo jamais;
• Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
• Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
• Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
• O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.

Ou seja nada de novidade, para um educador que conhece as teorias eduacionais de piaget. Oque na verdade é bem claro é que devemos arregaçar as mangas e ir ao trabalho sem medo da dor nem das recriminações e gostar de fazer oque está fazendo, com certeza encontrará definitivamente o sentido da motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News