Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Faltam só 25 dias

Chegando ao final da corrida eleitoral de Xapuri, algumas curiosidades podem ser apreciadas, curiosidades no mínimo recheadas de estranhices... Primeiramente no que tange à prestação de contas dos candidatos, que segundo a publicação no site do Tribunal Superior Eleitoral, está sendo o período eleitoral mais pobre de toda a história, pelo menos é que consta nas prestações de contas apresentadas até o presente momento. É no mínimo estranho para não dizer cômico, que os candidatos principalmente a prefeito apresentem gastos mínimos que não condizem com a realidade. Ora se não estão tendo dinheiro para gastar, como apresentaram em suas prestações, pergunto de onde estão vindo ou como estão pagando as estruturas de campanha?

Sem atribuição de nomes vejamos um cálculo simples de uma possível candidatura à prefeito de Xapuri, nesses dois primeiros meses: aluguel de comitê 600,00 – Material impresso 3.000,00 - combustível para os veículos (08) 9.600,00 – Pessoal de Apoio (4) 2.400,00 – Comícios (4) 2.000,00 – Placas, bandeiras, muros (10) – 1.500,00 – Despesas com locomoção 1.200,00 – Propaganda rádio confecção 800,00 – Aluguel de Veículos(2) 4.000,00 – Alimentação 1.300,00 –Despesas Administrativas 2.500,00. Pois bem só nessa simulação de uma candidatura pobre, sem dinheiro à Prefeito, sem contar com os custos dos candidatos à vereadores por esses dois meses que já rolou custaria em torno de R$ 28.900,00 (vinte e oito mil e novecentos reais), não estou computando aqui, os benefícios ilegais que são utilizados, como transporte indevido de eleitores, favorecimento com remédio, passagem, dinheiro, sacolão, telha, emprego, bebida, churrasco, almoços etc que é na verdade o grosso da história. Então meus caros amigos candidatos não dá para entender esses custos não, e se eu não entendo imaginem o juiz eleitoral, quando encaminhar vossas prestações de contas para a auditoria avaliar. Vai ser babado forte....

Essa situação é preocupante porque vemos que candidatos apenas estão erroneamente enviando suas prestações de contas, ou sem movimentação ou simplesmente como despesas estimáveis, ou seja, doação não preocupando-se que isso incorre como crime eleitoral que pode inclusive impedi-los de assumir caso um a possível vitória. Para o entendimento simples basta dizer que nestas eleições de 2008 está se implantando pioneiramente um sistema de controle público dos recursos eleitorais, significa dizer que a partir do momento que o candidato investe o seu dinheiro particular na campanha ele se torna recurso público passivo de todo o controle público estabelecido neste País. Logo a prestação de contas é uma prestação pública que deve obedecer principalmente condicionantes estabelecidos na Legislação de Contabilidade de recursos públicos.

Mas o gargalo está ai mesmo, como sempre se acostumou pagar tudo em espécie, como o dinheiro de campanha geralmente não se sabe de onde vem ou de como se conseguiu a festa é geral, e nesta metodologia de prestação de contas a história é outra deve haver uma rastreabilidade dos recursos e é ai que o bicho pega...

Mas deixemos a parte técnica para o Cartório eleitoral e o Juiz Anastácio cuidar, que por sinal parabenizo suas ações que estão impar na coordenação deste pleito eleitoral, rigorosamente impedindo os abusos costumeiros conhecidos independentemente da cor partidária. Ponto para a justiça Eleitoral de Xapuri, tenho absoluta certeza de que se houve reclamações da s ações incansáveis da Drª Zenair nas eleições de 2006, com o Dr. Anastácio essas ações serão muito mais intensas pelo que tenho notado, bom para o processo eleitoral, bom para Xapuri.

Mas como só faltam 25 dias para conhecermos o novo Prefeito ou confirmar o atual e os novos vereadores, é bom vermos como está o caminho dos prefeitáveis, já que como dizem os cartolas políticos é chegado a hora da onça beber água ou seja a definição é construída nesses últimos dias que antecedem a eleição, apesar de ter informalmente como acredito que os quatro cantos da cidade sabem que segundo um pseudo-pesquisa entre os quatro candidatos estariam assim classificados na intenção de votos 33%,24%, 18% e 14%, tendo ainda um eleitorado de 11% indeciso, acredito que a definição inicia-se agora. A respeito dos números acima descritos não explicitarei a quem pertence até porque essa não minha função e como me referi a “pseudo-pesquisa” logo não é uma pesquisa registrada no TRE e não quero dores de cabeça posteriores.

Mas como eleitor desta Zona que sou, analiso da seguinte forma a situação atual:
Manoel Morais- apesar de apresentar acredito eu, a maior estrutura financeira e de pessoal, vem sofrendo constantes perdas em decorrência de alguns comentários proferidos por assessores e equipe de campanha sobre determinadas famílias de Xapuri, pessoa inteligente como é já deveria ter notado que essa metodologia não traz bons frutos eleitorais, já que Xapuri é ma comunidade pequena e geralmente as famílias possuem um grau de parentesco próximo com muita gente, ou uma ligação de amizade muito grande, e a ofensa é uma bola de neve. Já temos exemplo da eleição passada. De bom vejo o crescimento do trabalho na zona rural, pois percebo uma pulverização de cabos eleitorais dos partidos que apóiam o Manoel Morais nessa área, vejo também que algumas pessoas que colaboram com o candidatam, na verdade afastam eleitores e não agrega como deveria ser.

Marcinho Miranda- Vejo que está sendo metralhado é a bola da vez de alguns adversários, na minha concepção isso é uma faca de dois gumes, estereotipar o candidato como vítima pode render-lhe bons votos de protesto como ocorrera em 2004, porém de outra forma pode lhe tirar consideráveis somas de votos dos eleitores mais indecisos, alguns comentários que por sinal ligam o Marcinho com determinadas pessoas ou grupos acaba dando a ele palanque para crescimento, porém vejo com preocupação a questão dos apoiadores bastante leigos no quisito eleitoral e isso também é uma moeda inexperiência pode trazer algo inesperado ou destruir oque se está tentando arquitetar, vejo com bons olhos a dedicação dos colaboradores-cabos eleitorais- e pode ser a diferença essa doação ao trabalho.

Vanderley Viana- primeiramente discordo do que se fala politicamente que ele está morto na área, é de se convir que o Vanderley ainda é uma força política, possui um bom contingente eleitoral principalmente nas camadas mais pobres do município e o voto de tradição da pessoas mais antigas da cidade, é importante frisar que ele está com a máquina administrativa municipal nas mãos e isso conta e muito. Por outro lado vejo como amadorismo o ritmo de sua campanha, principalmente no que tange aos comícios, já que além de seus discursos inflamados como sempre serem altamente ofensivos e aí já conhecemos no que isso dá, são muito parecidos com os discursos de 2004 quando era oposição, só que não sei se ele já notou que em 2004 ele era a pedra e a galera a vidraça, agora ele é a vidraça e inúmeras são as pedras. Acredito eu que nesse tom ele perderá consideráveis votos.

Ubiracy –Vejo com bons olhos o profissionalismo e va tecnicidade do profissional Bira, agora que é preocupante ver que uma turma que a comunidade de Xapuri já deu um basta estar a seu lado, convenhamos que é, porém o vejo como um político muito centrado que tem possibilidades de reverter um quadro de bairrismo dessa turma. É inegável que com toda a estrutura do Estado na Zona Rural com a Sepro , See e a Seprof lhe renderá bons votos, agora a minha alfinetada que não me deixa quieto é que infelizmente acredito que a utilização do nome Binho Marques e Jorge Viana em Xapuri como fator de ganhar eleição é ultrapassado já que possuem um alto índice de rejeição pelos xapurienses, já que não abandonaram o atual prefeito mas sim a população e mai já viu né. Gostaria de frisar que este meu comentário é somente sobre Xapuri já que Considero Jorge Viana e Binho como grandes Estadistas e Governadores que ficarão para a história neste Estado . De bom vejo que o Bira tem grandes chances de se eleger, primeiro pelos votos petistas serem votos cativos, fiéis, depois pelo profissionalismo com o que se está vendo na condução de sua campanha e depois pela estrutura de apoio da coligação.

Espero que ninguém se sinta ofendido pela minha análise, porém sou eleitor e posso compartilhar o que sinto com os demais amigos. E lembrem-se quem ainda não decidiu em quem votar tem 25 dias apenas para refletir e talvez quatro anos para chorar.

Boa Escolha!!!!! e depois não recolamem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News