Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MOÇÃO DE DESAGRAVO AO POETA MAURO MODESTO

Durante o final de de semana, aproveitei um pouco para descançar e colocar material de trabalho em dia, preparar avaliações, relatórios de médias já que o ano letivo está prester a encerrar e ninguém merece ficar o mês de dezembro por completo trabalhando. Aproveitei para assistir o filme "A Queda", que trata dos últimos momentos de Adolf Hitler no poder, bem como o documentário "Caçadores de Tróya" que retrata a busca por vestígios da mais famosa batalha grega. Enfim, tive um final de semana "cult", e bastante enaltecedor, já que recebi vários telefonemas de amigos, alunos, ex-alunos, colegas de trabalhos e pessoas que sequer imaginaria que visitasse este espaço, fiquei deveras contente, oque me deu um novo fortalecimento em continuar reghistrando aqui algumas idéias, e divulgando algumas noticias e curiosidades que para mim, acredito que são interessantes às pessoas que como eu gostam de novidades e noticias interessantes.

Hoje logo pela manhã, assim que liquei meu PC li um email encaminhado pela amiga e Colega de Academia "Aleuda Tuma", que é a Presidenta da Academia de Letras e Artes de Brasiléia, dando conta de seu contato com o colega em comum o Poeta Mauro Modesto, que foi um dos amigos que tive a oportunidade de manter contato nesse Final de Semana.

Fiquei deveras contente em receber através da Aleuda, que é uma das visitantes frequentes desse espaço, que a Assembléia Legislativa do Estado do Acre realizara amanhã, terça-feira, dia 1º de dezembro, uma moção de desagravo ao poeta e acadêmico Mauro d’Avila Modesto, em conseqüência das falsas declarações da imprudente Joana D’Arc, que por um ato leviano, irresponsável, citou seu nome na CPI da pedofilia. A moção de desagravo assinada pela Assembléia Legislativa do Estado, é a mais pura manifestação de imparcialidade e de grandeza daquele poder, restaurando a verdade. O poeta acreano é um intelectual de valor e tem demonstrado durante esses quarenta anos o seu compromisso com o patrimônio histórico e cultural do Acre.

Já havia citado tal Sessão em postagem anterior, porém, mais uma vez endosso que nada mais natural e justo tal Sessão, que desmintirá de fato e de direito as inverdades proferidas sobre o Colega, embora já tenha sido devidamente desmentido o tal fato a Assembléia tem por justa condição assumir o erro em expor não somente o Mauro, como várias outros nomes que injustamente foram citados no evento.

O mais interessante é que chegou ao meu conhecimento que essa Moção de Desagravo é a primeira que acontece para um artista, escritor, poeta, professor, historiador e etc, com exceção de políticos e evidentemente que para prestigiar ao amigo Mauro, confirmei na manhã de hoje a minha presença na Sessão.

Por falar em Mauro, o Poeta esteve durante o Final de semana em Brasiléia com o objetivo de pensar junto a presidente algumas decisões culturais e históricas para os Cem Anos da cidade fronteiriça e progressista, que acontecerá em 2010.

Aproveito para agradecer o carinho com que o Colega Mauro, escreveu para a minha pessoa em agradecimento às minhas postagem À repeito do ocorrido.
"Prezado confrade Joscires, boa tarde!
Você é daquelas pessoas que realmente sabe deixar-me comovido e às vezes chego até a pensar, é verdade, chego até a pensar que sou uma figura importante na área cultural do meu querido e amado Acre. Ainda fico emocionado, meu caro acadêmico, quando faço uma nova leitura das suas defesas a favor da minha honra, da minha família, de meus amigos e da minha dignidade.
Obrigado pelas suas palavras referendadas de apoio, de amizade, de respeito, de carinho e de coragem, quando fui acusado covardemente, quando fui violentado nos meus direitos, causando-me um sofrimento psicológico e físico.Ainda bem, que desde o início do triste e lamentável episódio que o ilustre amigo tinha certeza que era uma acusação falsa, mentirosa, cretina, brutal e acompanhada de total falta de sensatez e responsabilidade.
Gostaria que o nobre acadêmico e amigo recebesse o meu muito obrigado.
O obrigado deste seringueiro metido a poeta, que há 40 anos dedica a sua vida em prol do desenvolvimento, intercâmbio e divulgação da cultura acreana.
Obrigado amigo, obrigado pelas defesas constantes que o ilustre acadêmico fez a favor da minha pessoa. Obrigado por saber que, a minha história e a minha biografia não permitem esse tipo de monstruosidade, da qual fui barbaramente acusado.
Aproveito, este momento, amigo e acadêmico, para agradecer também a centenas de pessoas que ficaram do lado da minha inocência.
Volto a dizer: deram um tiro covarde no coração desse construtor de versos e acertaram a sensibilidade e a alma do poeta.

Elegantemente lhe digo, obrigado amigo.

Saudações acadêmicas.
Mauro d'Ávila Modesto"


Ao amigo Mauro, não preciso nem tecer mais agradecimentos, já que o carinho e toda a atenção que dispensa em nossas conversas, já diz tudo...

Obrigado Mauro, por fazer esse Acadêmico mais altivante nas ações da cidadania cultural de nossa Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News