Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Violência no Acre aumentou 22% entre homens e mulheres

A morte violenta do comerciante José da Silva Martins, executado a tiros dentro de sua própria casa, é apenas mais uma que entra para a tétrica estatística divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que a quantidade de pessoas mortas por causas violentas no Acre aumentou 16,4% para os homens e 5,5% para as mulheres em 2008.

José da Silva Martins era dono da mercearia Três Irmãos, localizada na rua Santa Rita, 201, bairro Santa Inês e vinha sendo ameaçado de não chegar o natal vivo por uma quadrilha que lhe extorquia dinheiro e que foi denunciada pelo filho do comerciante na 2ª Regional. Na noite de sexta-feira, os bandidos cumpriram o prometido.

Em casa, na frente da família, um dos cinco marginais integrantes da quadrilha se apresentou e disse que estava ali para cumprir o que havia prometido executando o trabalhador com um tiro a queima roupa.

José Maria está entre os 185 casos de mortes por homicídios somente em Rio Branco. De acordo com a pesquisa, no total foram 358 óbitos, sendo 301 do sexo masculino e 57 feminino. O Acre também lidera a lista de crimes violentos cometidos contra a mulher. Os jovens entre 20 anos e 30 anos são as maiores vítimas, de acordo com o IBGE. Na média nacional, houve um crescimento de 14,5% de óbitos para o sexo masculino e 3,8% para o feminino.

Na capital, 16% dos jovens apresentam algum risco ou história de violência, de acordo com pesquisa desenvolvida pelo Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal.

Jairo Carioca - Da redação de ac24horas
js.carioca@hotmail.com
Rio Branco, Acre

Um comentário:

  1. a policia militar agora pouco fez uma passeata com uma frota nova de carros e motos para reforçar seu contingente.. ate aí tudo bem,,,mas é triste dizer que isso nada adianta esse investimento se nao mudar esse codigo penal que so beneficia bandido ...seria melhor que tivesse uma carroça de boi e duras leis contra esses bandidos do que ter esse monte de carros e leis vagabundas como essas atualmente

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News