Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Constrangimento

Geralmente não gosto muito de escrever sobre religião, apesar de me considerar uma pessoa com uma boa educação religiosa, católico ultimamente bastante ortodoxo respeito quaisquer que seja os cânones das centenas de denominações religiosas existentes, mesmo que discordando de algumas abordagens realizadas faço questão de compreende-las e deixar passar despercebidas, desde que algumas atitudes não firam a dignidade e a hombridade daqueles que congregam ou visitam determinada igreja ou religião.

Na tarde de ontem em conversa com amigos e posterior confirmação com algumas das partes envolvidas, tomei conhecimento que um cidadão xapuriense que goza de respeito diante da comunidade sofreu um tamanho constrangimento público por ocasião de uma celebração de casamento ocorrido na noite de sábado a noite na Igreja Matriz da Paróquia de São Sebastião, por parte da direção da comunidade católica no município. Segundo informações, o senhor fora impedido de assinar como testemunha no livro de matrimônios daquela igreja unicamente pelo motivo de congregar em outra religião. Isso mesmo um dos padrinhos dos noivos não pode assinar como testemunha o livro de registro de casamento por que não é católico... A Igreja católica pirou de vez???
Não é de agora que alguns sinistros vem ocorrendo na comunidade católica de Xapuri, desde atos de intolerância e pasmem até resquícios de excomunhão de fies unicamente porque não concordam com o Sr. Joaquim (aquele que gosta de ser chamado de bispo). Agora causar constrangimento á pessoas frente a uma assembléia lotada isso é intolerável e inadmissível, baseado em que dogmas a igreja pode fazer isso? Estão esquecendo que o papel da igreja é de resgatar pessoas, de trazer para a presença da luz aqueles que andam sob a escuridão? Quem exclui, ou aquele que exclui, verdadeiramente não vive os preceitos da Cristandade. Ademais não é somente uma atitude vergonhosa é crime, e a paróquia deverá segundo informações extraídas pelo blog ser acionada judicialmente por tal razão.

Absurdos como esse não podem ocorrer em plena vanguarda do ecumenismo, muito menos a igreja católica se achar a Dona da verdade, ou se intitular a sagrada mantenedora das virtudes, porque sinceramente apesar de ser católico tenho real compreensão de que a imagem da mesma está mais dilapidada do que uma montanha após sofrer ação de explosivos. E depois alguns líderes religiosos ainda não sabem o porque de cada dia o numero de fies do catolicismo estar caindo, é justamente devido a comportamentos arbitrários como este que envergonham aqueles que verdadeiramente vivem o catolicismo na assepsia da palavra.

Não tive oportunidade de conversar com o Pároco local, pessoa aliás que tenho o maior respeito e nutro grande admiração e acredito que para ter tomado tal decisão deve no mínimo ter sido orientado pelo “pseudo-bispo” a fazê-lo, da mesma forma que o fez quando da última celebração para o recebimento do Sacramento da Confirmação (Crisma), onde certos padrinhos escolhidos pelos crismando foram aconselhados a não aceitar o convite, porque o “Bispo” não tinha boas relações com a determinada pessoa, o que poderia resultar em situação constrangedora. Sinceramente compreendo que o padre em referência através do seu Voto de Obediência, deve seguir as orientações de seu “Pastor” porém deve antes de tudo lembrar que antes de ser o ministro do Bispo é o Ministro da Igreja.

É justamente por causa desta e de outras que cada vez mais me vem uma pergunta: Será que se Jesus retornasse hoje ele aprovaria as religiões cristãs da forma que estão sendo dirigidas, exploradas, artificiadas e acima de tudo erroneamente orientadas? E digo isso não somente do catolicismo, mas de praticamente todas as religiões que professam a verdade do Cristo Salvador.

Parafraseio o grande Papa João Paulo II, “...a Igreja é Santa mas também é pecadora. Santa por que segue os princípios de Deus e pecadora porque é dirigidas por homens”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News