Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Imagem do dia.

Fui presenteado pelo amigo Luiz Beleza de uma sacola de Araçá Boi, fruta que eu tenho uma verdadeira paixão, mas que infelizmente ainda é pouco conhecida bem como à nível comercial é praticamente uma raridade quando se encontra, pelo menos aqui no Acre.

A ultima vez que havia apreciado o sabor da fruta, foi por ocasião da festa de São sebastião 20 de janeiro, onde para minha felicidade e de alguns amigos apreciadores do sabor da fruta uma das barracas de pastel disponibilizava no seu cardápio o disitnto suco.

O araçá-boi é planta originária na Amazônia, pertence a família das Myrtaceae, que é a mesma da goiaba e da jabuticaba. O fruto arredondado, de cor amarelada quando maduro, contém muitas sementes e é bastante aromático. O araçazeiro é utilizado em várias aplicações. Seus frutos de sabor delicioso são consumidos ao natural ou usados como ingrediente na produção de doces, sorvetes e bebidas. Suas folhas e os brotos novos fornecem matéria corante. Suas raízes são tidas como diuréticas e antidiarréicas. A casca pode ser utilizada para a aplicação em curtumes. Quanto ao aspecto nutritivo, o araçá-boi possui vitamina A, B, C, além de altas taxas de proteína e carboidratos.

Bem hoje pela manhã já pude deliciar-me com um belo suco....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News