Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Blitz no centro de Rio Branco alerta sobre a chegada das chuvas e o aumento dos casos de dengue

Caixas d’água destampadas são responsáveis por casos de dengue na capital na ausência das chuvas
Por: Dr. Janilson Lopes Leite
Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Rio Branco
A chegada do período chuvoso trás todos os anos um cenário preocupante para o departamento de vigilância epidemiológica, que é o aumento do numero de casos de dengue.. Atualmente o numero de casos, mesmo com a seca é significativo, isso devido que a população continua não tomando os cuidados devidos e acaba contribuindo para a proliferação do aedes, deixando caixas d’águas destampadas e outros depósitos com água parada. No ultimo levantamento do índice de infestação, se constatou que 90,5% dos mosquitos causadores da dengue estão se reproduzindo nesses depósitos e graças à displicência da população.

Atualmente o departamento de vigilância do município tem diretamente envolvido no combate a dengue 160 agentes de endemias, 400 agentes comunitários de suade, mais de 20 veiculos de suporte, serviçoes de educação em saúde em escolas e nas ruas através de projetos e blitz, alem do serviço de atendimento ao paciente, mas tudo esse esforço se reduz a nada se a população não cooperar, e o maior prejudicado é ela própria, pois toda semana, centenas de pessoas continuam adoecendo de dengue.

Sendo assim, o grande apelo nesse momento é para que cada um faça sua parte, com chegada das chuvas os problemas poderão se agravar ainda mais.

Segundo o ministério de saúde, o município de Rio Branco apresenta auto risco para uma nova epidemia, dado a avaliação do indicador conhecido como risco dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News