Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

domingo, 7 de novembro de 2010

PM de Xapuri pode ser suspeita de conivência com crimes

Quem acompanha esse blog é sabedor que sempre fui um irrestrito defensor do trabalho da Justiça em Xapuri, sempre fiz questão de divulgar o trabalho bem feito da Policia Militar no município, da mesma forma que sempre fui enérgico aos excessos cometidos independentemente se foram realizados pela civil, militar ou Federal. Como minha característica principal é de analisar fatos, observar minusioasamente situações e somente depois de verificada a falta de ação ou a conivência é que atribuo comentários, acredito que depois de três situações “provadas” através de minha presença e diretamente com a minha interferência posso atribuir a pecha de conivência do poder policial de Xapuri com atividades criminosas e/ou vexatórias que o Poder público deveria coibir.

A priori gostaria de não generalizar a situação, já que tenho um grande respeito pela Policia Militar de Xapuri e mantenho um circulo de amizades com grande parte do efetivo porém, não posso ser conivente e cego diante de fatos que ocorrem a olho de todos , mas que por motivos alheios os cidadãos acabam temendo de denunciar ou ainda de comentar alguma coisa... mas vamos aos fatos.

1º Caso- No último dia trinta de outubro do ano em curso por ocasião da realização da festa (boate) semanal, onde se caracteriza o encontro de praticamente todos os jovens de Xapuri, tive uma surpresa desagradável ao me dirigir ao banheiro do estabelecimento, onde na oportunidade pude presenciar 05 (cinco) jovens fazendo uso de entorpecentes (cheirando) um pó característico que por minha falta de conhecimento não sei precisar a nomenclatura, ainda fui abordado com o jargão “professor você não viu nada”. Imediatamente comuniquei o fato ao proprietário do estabelecimento, o qual me deu total atenção, ao mesmo tempo que me dirigi a viatura presente da Policia Militar para comunicar o ocorrido. Para minha surpresa os policiais sequer saíram do local, não foram verificar a denuncia e não tão pouco adentraram em nenhum momento o estabelecimento para constatar a denuncia proferida. Em síntese após oito dias pude presenciar neste sábado dia 06 de novembro a presença de policiais fardados dentro da boate.. agora no banheiro não vi nenhum deles pelo menos chegar quatro metros.

2º Caso- Na ultima sexta-feira dia 05 do ano em curso por ocasião acompanhado de amigos de São Paulo em visita ao município e colegas da terrinha, estávamos presentes no “Forró da Vivi” tradicional ponto de encontro da mocidade xapuriense às sextas feiras, onde às 01:36 da manhã um determinado funcionário da justiça de Xapuri, completamente embriagado conduzindo um veículo estava pondo em risco a vida dos transeuntes e populares daquele local, passando em alta velocidade e inclusive se exibindo em manobras perigosas com queimas de pneus, passando a uma distância muito pequena dos que ali presenciavam o evento semanal. Imediatamente e exatamente às 01:40 da daquela madrugada acionei o 190, denunciando o fato, inclusive me identificando e caracterizando o condutor e o veículo. Para minha surpresa nenhuma viatura apareceu ao local, pelo menos para constatar tal fato, fui ridicularizado com a pecha de “dedo duro” sendo somente a presença de policiais verificada às 02:54 minutos, ou seja seis minutos antecedendo o encerramento da festa. Uma ressalva que deve ser feita é de que o denunciado é Membro do Poder Judiciário Local, talvez tenha sido essa situação que tenha intimidado os nobres membros do policiamento do município.

3º Caso- Vergonhosamente tive o desprivilégio de presenciar nesta madrugada de hoje após o término da boate a liberação de um condutor de um veículo tipo caminhonete, S10 completamente embriagado e visivelmente alterado após de uma contenda envolvendo pessoas que não são do município pelos policiais em serviço. Não se verificou a identidade a procedência dos cidadãos, porém como todos estavam muito bem vestidos e conduzindo carros bons e novos acredito que imaginaram que fossem pessoas “boas”. O interessante é que pouco tempo depois de serem liberados os mesmos cidadãos estavam “queimando pneus” e fazendo gracejos com as pessoas pelas ruas xapurienses, fato que me levou a imediatamente decepcionado a ligar para o 190 e simplesmente proferir a seguinte mensagem “Gostaria de comunicar que os jovens que a Policia Militar liberou mesmo embriagados, estão fazendo arruaça pelas ruas xapurienses”. O interessante é que às 04:08 da manhã de domingo no pátio da PM não estava nenhum veiculo envolvido nos sinistros nem tampouco nenhum cidadão detido, o que significa que nada foi feito.

Como, podem observar três situações em menos e 10 dias e que em todas elas este blogueiro fora o denunciante e não se observou nenhuma ação do poder policial no sentido de pelo menos verificar a consistência das denuncias, me credencia a denunciar a CONIVENCIA INSTAURADA NA POLICIA MILITAR DE XAPURI COM AÇÕES CRIMINOSAS o que deve ser muito bem investigado o porque de denuncias mesmo que os denunciantes devidamente identificados não são verificados. Isso é muito grave e sério e sinceramente não condiz com o belo trabalho até hoje por mim constatado da PM xapuriense.

O que me decepciona é especialmente que em todos os casos, os envolvidos tem um certo poder aquisitivo superior à grande maioria da população do município o que me deixa triste em saber que ainda hoje as pessoas são medidas pela quantidade de cédulas de dinheiro que se tem no bolso, pelo seu extrato bancário, ou pela ostentação visível de poder. Outra situação inusitada é a de se por ventura ocupa cargo que possa ter visibilidade é acobertado em seus atos ilícitos?

Como sempre fui de colocar a cara a bofete, não estou criticando no escuro, estou publicando a minha indignação. Indignação essa que se consubstanciará nesta terça feira em denuncia formal ao Ministério Público e à Corregedoria Geral da Policia Militar do Acre, por se tratar de fato de altíssima gravidade e que coloca em risco a credibilidade de como a política de segurança pública de Xapuri está sendo conduzida.
Para os mais afoitos em defender a situação em prol dos denunciados, apenas posso ressaltar que quando um agente público está em serviço ele não somente representa todo o contingente como também o Estado que lhe outorgou a investidura do cargo.

Infelizmente a partir dessa data, mesmo que eu tenha presenciado um determinado crime não denunciarei, já que correrei o risco de além de perder tempo poderei ser prejudicado posteriormente. Não quero incitar a população xapuriense, porém se denuncias não servirem para mais nada, acho melhor todo mundo ficar de bico calado e considerar a força policial como coadjuvantes dos problemas da violência do município e de nossas preocupações, já que sinceramente eu estou correndo risco de ter sido denunciado aos jovens que estavam usando droga, ao funcionário da justica que estava embragado dirigindo e até mesmo aos jovens desta madrugada... vou ficar de olho a partir de agora

2 comentários:

  1. Acho muito "engraçado" essas coisas acontecerem...agora se for eu ou você fazendo muito menos corremos o risco de pegar prisão perpétua, mesmo no Brasil nao tendo essa Lei...

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News