Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 1 de março de 2011

Matéria na Folha de São Paulo sobre o Horário do Acre

Quatro meses após referendo, fuso horário acriano continua o mesmo.
Uma indefinição no Senado tem feito com que o fuso horário no Acre ainda continue o mesmo quase quatro meses após o referendo em que 56,9% dos eleitores do Estado escolheram atrasar o relógio em mais uma hora em relação a Brasília.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) afirma que o resultado da votação é insuficiente para garantir a mudança.

Homologado em 14 de dezembro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o resultado ainda aguarda avaliação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Lá, será definido se já entrará em vigor ou se há necessidade de uma lei complementar para efetuar a mudança no horário.

A votação de uma nova lei é defendida pela Abert. Segundo a associação, apenas uma lei, votada no Congresso, poderia trazer "segurança jurídica" e derrubar a lei de 2008, que adiantou os relógios para uma hora a menos em relação ao DF.

À época do referendo, emissoras de televisão se posicionaram contra o atraso em uma hora, que as obrigaria a ajustar a grade de programação exclusivamente para o Estado para se adequar à classificação de horário por faixa etária.

Antes de ser enviado para a comissão, o resultado aguardava apenas um ato declaratório da presidência do Senado para entrar em vigor e ser enviado ao Acre. A comissão do Senado já adiou duas vezes a decisão sobre o assunto. Para o senador, a demora "é um desrespeito contra o povo do Acre e uma afronta contra o Estado democrático". O senador afirma que há pressão de emissoras e desinteresse do governo do Acre em mudar o fuso horário. O atual governador, Tião Viana (PT), foi o autor da lei que mudou a hora em 2008, quando era senador.

O antigo horário de duas horas a menos em relação a Brasília vigorava desde 1913. O diretor de assuntos jurídicos da Abert, Rodolfo Moura, diz que a associação não faz pressão para mudar o resultado do referendo. Mas afirma não querer um "vai e vem na questão" do fuso. "Não há definição nenhuma sobre a implantação do horário. Toda a mudança gera custos para as emissoras."

Da folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News