Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 24 de março de 2011

OTHELO: CRÍTICA SOBRE A CRÍTICA

Meu amigo desde épocas da 5ª série do Colégio Divina Providência  e xapuriense de boa cepa Elenckey Pimentel, que na época de segundo grau já gostava de que lhe chamasse pelo sobrenome de Spielberg, escreveu uma crítica muito boa sobre a montagem da peça Othelo de Willian shakespeare no Acre e é claro que como filho da terra resolvi republicar a devida autorização do amigo neste espaço. conhecimento de causa o mesmo tem de sobra, portanto aos amantes do teatro e de uma boa leitura vale apena dar uma lida.

Othelo, O Mouro de Veneza é uma das grandes obras, do grande dramaturgo inglês William Shakespeare; onde e como quer que seja montada nos remete sempre a uma reflexão sobre o quão humanos somos, independentemente do lugar que ocupemos no mundo. E, o que mais me fascina: Iago, um vilão como poucos. Aprendi a entender e a admirar Shakespeare nas aulas de Literatura Inglesa do Curso de Letras da UFAC, e, desde então, não deixei mais de lê-lo, de vê-lo em cena, de ler sobre tudo o que se fala e se falou dele. Shakespeare é fantástico! Sei o quão difícil é alcançar a profundidade das personagens, ambientar a história numa época diferente da nossa, entender certas nuances do texto, o porquê do dramaturgo usar determinado vocabulário e expressões, etc.

Por isso, resolvi escrever sobre o que se tem falado dessa montagem de Othelo aqui em Rio Branco. Os comentários vários, dos mais disparatados possíveis, que se tem feito são vergonhosos, a meu ver. Não concordo com nenhum deles. Comentários de pessoas que nem se dignaram a ir ver a peça e já falaram mal, criticaram uma atuação que sequer viram e que sequer seriam capazes de fazer melhor, ignoraram uma montagem por achar que já viram a melhor montagem do mundo em outro lugar, e sequer sabem da proposta da direção.

Sinceramente, a montagem desta peça, na íntegra, sob a direção de Adriana Santelli (e seu elenco) é para poucos. Poucos conseguem passar as três horas que o espetáculo exige assistindo a uma história de amor, intrigas e ciúmes com a mesma disposição de espírito que se tem em espetáculos de uma hora apenas (que é aquilo a que estamos habituados), poucos conseguem se embriagar com as palavras que Shakespeare pôs na boca daquelas personagens. Poucos. Menos ainda os críticos de algo que nunca viram, que não fazem teatro ou os que fazem coisas muito superficiais e pensam ter feito o melhor.

Avante audaciosa montagem. Mostre ao Acre que Shakespeare é realmente universal, pelo menos para os sensíveis ao teatro.

Elenckey Spielberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News