Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 31 de maio de 2011

O Brasil que não muda

Por: Eduardo Maretti
Pouco mais de 22 anos depois do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes em Xapuri (no Acre) e seis da execução da missionária Dorothy Stang em Anapu, no Pará, na última terça-feira, 24 de maio, o casal Maria do Espírito Santo e José Claudio Ribeiro da Silva foi assassinado em Nova Ipixuna, a 390 quilômetros de Belém.

José Cláudio da Silva era considerado um dos sucessores de Chico Mendes na defesa da preservação da floresta amazônica e constantemente denunciava o extrativismo ilegal de madeira. Eles foram executados por pistoleiros.

Em novembro do ano passado, Silva declarou num evento sobre a preservação da floresta: “A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a Irmã Dorothy querem fazer comigo”.

E, no entanto, fizeram. Sem que nenhuma autoridade estadual ou federal tivesse evitado. A triste notícia, claro, percorre o mundo. O jornal britânico The Guardian começou matéria sobre o crime exatamente falando o seguinte: “Seis meses depois de prever seu próprio assassinato, um defensor da floresta foi morto a tiros na Amazônia brasileira”.

As informações divulgadas após o crime dão conta de que uma mistura de medo e revolta era visível no velório de José Claudio e Maria. Segundo o portal Ig, um homem que não quis se identificar afirmou: “Se eles fizeram isso com quem tinha espaço na mídia, imagina com quem não tem”.

O crime dos líderes nas circunstâncias em que ocorreu, previsto até mesmo pela vítima, mostra que há um Brasil que teima em continuar na Idade das Trevas.
Eduardo Maretti é editor do Jornal Visão Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News