Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ainda é preocupante o estado de saúde de Anderson Mattos

Segundo informações obtidas na manhã de hoje blog pelo através do amigo Carlos Pereira, que é tio de Anderson Mattos, a situação de saúde ainda gera preocupações e cuidados.

Depois de ser brutalmente espancado na madrugada de sábado para domingo, por volta das 3 horas da madrugada, no CarnaXapuri, Anderson Matos, filho de Barbara Matos e Jeferson Matos, sofreu traumatismo craniano, foi submetido no domingo a uma cirurgia de emergência no pronto socorro de Rio Branco.

Durante a seção brutal de espancamento, que teve inclusive a participação de filhos (Mayron e Marcelo) do atual Vice Prefeito Eriberto Mota e de jovens de Brasiléia , Anderson foi submetido a uma seção de pancadas e chutes violentos na região toráxica e cabeça provocando corte profundo e fragmentação de uma parte do crânio, que deverá passar por uma nova cirurgia em fevereiro de 2012 para correção da parte afetada.

Devido ao grau de violência e das lesões principalmente no crânio, ocorreu a perda total da fala da fala da vítima e mesmo após a realização da cirurgia para a retirada da pressão intracraniana devido ao coágulo existente, a habilidade da fala ainda está comprometida, já que segundo informações da família Anderson ainda está se comunicando de forma desconexa.

No domingo durante rápida visita que fiz a vítima no Hospital Epaminondas Jácome, antes da transferência para Rio Branco para a realização do procedimento cirúrgico, pude presenciar que Anderson só conseguia e comunicar com muita dificuldade através de escrita, porém mesmo impossibilitado de falar, conseguiu identificar os agressores para o Delegado de Xapuri que compareceu ao Hospital.

Nesse episódio de violência grotesca e animalesca gostaria suscitar uma antiga discussão: Oque leva jovens de classe média, saudáveis, aparentemente bonitos, com um nível de escolaridade bom, com famílias que são consideradas tradicionais na comunidade a assumirem comportamentos de agressividade gratuita? Que sentimentos possuem esses jovens? Impunidade? Inaptidão das autoridades em qualificar os atos infracionais dos jovens? Relevância da sociedade em miniaturizar os atos? Sentimento de supremacia? Ou simplesmente aptidão para não pensar em nada?

Gostaria de reforçar que independentemente de quem quer que seja os verdadeiros culpados que sejam exemplarmente punidos, até por uma questão de que não podemos deixar que comportamentos como esse tornem rotineiros na nossa pacata Xapuri.

Gostaria ainda de repudiar algumas pessoas que tencionam a levar a questão para um lado político, em decorrência do envolvimento direto ou indireto dos filhos do Vice Prefeito. Isso é um caso de Polícia não de Política.

Faço minhas as palavras de um ex-aluno meu e que muito me orgulha atualmente, Paolo Almeida. “Professor, é lamentavel o que vem acontecendo em nossa cidade, é droga, violência de todo gênero, os jovens a mercê de todo o tipo de mazelas e o poder público e a própria sociedade não fazem nada para reverter esse quadro, pelo contrário, promovem atividades que associadas ao álcool, prostituição, drogas, violência e por ai vai, dão manchetes à situações trágicas... ....Pra mim que seria um final de semana tranquilo e de comunhão com minha família e amigos, retornei de Xapuri à Brasiléia com a impressão de revolta e tristeza, não apenas pelo o acontecido, mas por todo o contexto social deplorável que meus amigos de infância, colegas da escola, da fanfarra, das peladas, famílias tradicionais, pessoas que eram exemplo para mim quando era criança. Oramos para que esse quadro sombrio e manchado se transforme em um ambiente de paz e dignidade para todos.”

5 comentários:

  1. Impunidade total...
    Se fossem os "jovens" dos bairros periféricos de xapuri, nesse momento estaria lá no seu Francisco de Oliveira conde. LEmbra anos passado, onde jovens espancaram um cidadão de outra cidade, q infelizmente veio a óbito?
    Graças a deus O nosso amigo resistio essa brutalidade.

    A justiça foi feita pro menos desfavorecido da sociedade, lei ñ atinge os "burgueses"

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que a turma dos espancadores são brigões há TEMPOS. Quando Xapuri realiza eventos, na maioria das vezes, esses cidadãos brigam. Não é querendo fazer "a caveira" desses, mas realmente é um FATO ( E MUITO FATO ) o que acabei de citar. O pior cego é aquele que não quer ver. E digo mais, esses "moleques" são só homens quando estão reunidos, pois, covardia nada mais é que a junção dos fracos para tentarem parecer fortes. Que os responsáveis sejam PUNIDOS, e sem passar a mão na cabeça, dessa vez.

    ResponderExcluir
  3. É inadimiscível tal acontecimento, e fazendo jus às palavras ditas acima não é uma questão de política, e sim de policia. Justiça Social, para com aqueles que pagam seus impostos em dia, suas contas, para que não tenham sua, água ou luz entre outros cessados, que país é esse? Chama-se Brasil! Que mostra a sua cara dessa forma, com atos despresíveis de pura violência e crueldade, não tenho conhecimento se esses mal elementos, que fizeram tal Barbárie com o Anderson Mattos, independentemente de serem filhos do vice-prefeito,poderiam até ser filhos do Bento XVI, devem ser punidos pelo o que fizeram! Como esses acadêmicos de Medicina podem exercer tal profissão? Sendo esta, voltada integralmente para a VIDA, cuidar do próximo, promover melhora na qualidade de vida daqueles necessitados, tal atitude demonstra, que não estão aptos para desempenhar nenhuma atividade que esteja voltada para com seres humanos, nem tão pouco com animais.. Esses meninos foram uns monstros, como tiveram a capacidade de fazer tal ato com a vítima que tbm teve a sua parcela de culpa, porém não justifica o que fizeram, já que gostam de exercer a justiça com as suas próprias mãos, eles não são DEUS, jamais serão! Somente Deus pode dar e retirar a vida de qualquer pessoa, e eles quiseram ter a pretenção de fazer tal fênomeno com o Anderson quando o submeteram a ponta pés, porradas na cabeça no que levou o mesmo à um quadro grave podendo levar o mesmo a óbito! É inaceitável, que Deus e os homens que o nosso superior concedeu tal estudo para que eles pudessem lutar pelos os direitos daqueles que necessitam da justiça, façam com muito gosto com que esses meninos não fiquem impune! Deixo aqui minha tristeza pela princesinha xapuri por estar perdendo seu brilho, e pelas autoridades permitirem que ao invés de ser mais um evento voltado para unir todos que residem em xapuri possam curtir o evento, sem entristeçam grandemente com os atos provenientes desses pessoas que não sabem se divertir! Que a familia de Anderson mattos sinta-se acolhida não somente por todos que estão na torcida da recuperação do mesmo mas principalemente ter fé em Deus que ele dará a vitória para essa familia. PVH, 07/09

    ResponderExcluir
  4. Maria da Luz da Silva Pereira9 de setembro de 2011 às 00:09

    Concordo em gênero e número com o comentário anterior sobre a atrocidade cometida com Anderson. É inaceitável, inadmissível que eles se dizem alunos de MEDICINA - a arte de cuidar..Não é possível mesmo.. Eles devem está treinando apenas como dessecar cadáveres. Porque o que esses indivíduos fizeram com um SER HUMANO, não traduz comportamento de alguém que pretende salvar vidas... Eles são contra a vida...Certamente estão no lugar errado..Sou tia do Anderson e como toda a família, REVOLTADÍSSIMA..

    ResponderExcluir
  5. O engrasado desses pitboys é que eles nao tem coragem de enfretar um homem sorsinho , tem que chamar a gangue toda, menininhos demoniacos vao cuidar de larga o pixer do mijo, vcs sao um bando de covardes, depois que aprontam vao se esconder debaixo da saia do papai, nossa já vie que vcs sao realmente um bando de inuteis que so servem pra fazer agromerados de coisas que nao presta, ou seja vcs sao uns bostar merda mesmo sabe.
    eu nao acredito que essa galera tenha pai e mae por se tiver meu DEUS passa o cargo dona....

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News