Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Palestra sobre Relações Etnico-Raciais

Após convite da Secretaria Municipal de Educação, para colaborar na IV etapa/2011 da formação continuada no Programa Escola Ativa, com professores da rede municipal de ensino, pude na manhã de hoje ministrar uma palestra com o tema "Relações Étnico-Raciais no Currículo das Escolas Multisseriadas do Município de Xapuri/AC", onde na oportunidade centrei o foco principal da apresentação no eixo EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - “Pensando Metodologias e Referenciais para a Organização da Prática Pedagógica”.

Com o salão paroquial repleto de professores que atendem a zona rural do município de Xapuri, foi possível discutir e trocar experiências de práticas e de metodologias pedagógicas que tencionam transformar os ambientes escolares em principais momentos de formação de cidadãos comprometidos com a questão do respeito às diversidades e à tolerância racial.

Tal ação se faz-se necessário pela obrigatoriedade existente na Lei 10.639/03 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9493/96, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, bem como a inserção das questões étinico-raciais e de ações anti-racista, anti-discriminatórias, nos currículos das escolas.

Felizmente Xapuri está bem a frente quando se trata de relações de tolerância, apesar de existir sentimentos de preconceito e de racismo “camaradas” aqueles interiorizados, porém muitas vezes não externalizados, temos pouquíssimos casos de excessos de intolerância, ademais principalmente os professores da zona rural por atenderem salas multisseriadas já incorporam desde o inicio de sua carreira profissional atitudes de tolerância a diversas situações na área das complexas relações sociais.

O Projeto Escola Ativa é mais uma maneira de fazer o trabalho pedagógico levando em consideração a rica colaboração dos alunos nos afazeres escolares, na sua participação direta com o funcionamento da escola. Na área metodológica são evidenciadas situações de visibilidade de pertinência do aluno com o meio escolar e vice-versa.

Fica aqui meu sinceros agradecimentos à SEMED, através não somente do Secretário Municipal, mas também de toda a sua equipe técnica e professores da rede municipal que participaram da palestra e contribuíram de forma mais que positiva para que fizéssemos uma exposição sobre as questões pretendidas na palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News