Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Administrar com qualidade


Administrar muitas vezes causa confusão na definição das pessoas que tentam administrar sem ter os conhecimentos necessários para a atividade. No Acre, todo ano várias empresas encerram suas atividades antes do primeiro ano no mercado.

As causas são as mais variadas possíveis, mas na grande maioria é a falta de conhecimento dos proprietários na área administrativa e de recursos humanos.

Saber identificar um profissional e valorizar esta mão-de-obra é o passo principal para o sucesso de uma empresa. Alguns cursos já são oferecidos para o administrador ter a visão e saber reconhecer.

“Dirigir recursos humanos, financeiros e materiais”, este é o princípio básico da administração, saber identificar os problemas, apontar as soluções sem atrapalhar o rendimento da atividade principal da empresa. O administrador precisa fundamentalmente saber identificar um profissional qualificado e valorizá-lo, não só oferecendo um ambiente adequado com condições para o desempenho de sua atividade, mas também oferecendo qualificação profissional, como cursos de atualização e reciclagem.

Alguns “administradores” ainda acham que administrar é mostrar a porta da rua para os insatisfeitos, sem ao menos tentar conhecer a origem do descontentamento ou se este funcionário tem razão nas reivindicações. Saber valorizar um profissional é saber ouvir, principalmente se este profissional aponta os erros e sabe como solucioná-los, com idéias criativas, que contribuam para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Valorizar o profissional e saber que todo o investimento feito com cursos, palestras, treinamento e reciclagem é um investimento feito na empresa, a empresa estará qualificando um funcionário que dedicará o conhecimento adquirido no desempenho de suas atividades no seu ambiente de trabalho. Todo profissional quer ver a empresa onde ele trabalha crescer. O administrador por sua vez tem obrigação de oferecer as condições necessárias para obter o máximo rendimento desta mão-de-obra qualificada.


Numa organização empresarial capitalista, três objetivos principais procuram ser alcançados : a satisfação do consumidor com o produto / serviço produzido pela empresa, o lucro obtido na comercialização da produção ou com o serviço prestado, e a remuneração para todos que executaram o trabalho (funcionários, empregados).

Satisfação do consumidor – Qualidade do produto oferecido pela empresa, onde o cliente recebe o produto com a certeza e a confiança que está adquirindo o melhor, produzido pela melhor empresa, com a mão de obra mais qualificada do mercado.
Lucro obtido na comercialização do produto – Fundamental para manter a empresa no mercado, manter os postos de trabalho e ter o capital de giro necessário para novos investimentos.

Remuneração profissional – Todo profissional bem remunerado rende mais, para isso basta ter seus vencimentos em dia. Sem problemas financeiros. E só quem tem a ganhar com funcionários satisfeitos é a empresa e o administrador que gerencia todos estes recursos.

Portanto. Administradores, novos ou antigos, a reciclagem não passa só pelos funcionários, às vezes rever conceitos e respeitar os profissionais de sua empresa, mantendo-os com dignidade e ouvindo suas idéias, pode significar muito para o crescimento da atividade profissional, principalmente se estas idéias venham a elevar o faturamento e a valorização da marca da empresa no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News