Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Uma história deturpada


Lançado no fim do ano passado, na Bienal Internacional do Rio de Janeiro, o livro “1808” – mostra como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. Lançado pela Editora Planeta, o livro do jornalista paranaense Laurentino Gomes, ficou por várias semanas em primeiro colocado na lista dos mais vendidos na Livraria Saraiva e na Livraria Cultura, no quesito não-ficção, desta semana. Resultado de uma investigação de 10 anos, a obra mostra, em tom jornalístico e com linguagem acessível, as razões e conseqüências da fuga da família real portuguesa para o Brasil. Como bom marketeiro, o jornalista-escritor, inicia o livro dando ares da importância à sua obra em uma linguagem acessível. O livro não traz muitas novidades, mas é gostoso de ser lido.

Dividido em 29 capítulos, o livro tem seções de notas e bibliografia, além de ilustrações de cronistas e pintores da época, como Goya, Debret, Rugendas, Henderson e Chamberlain. A obra Inclui ainda um mapa da viagem de D. João e uma "linha do tempo" mostrando os principais acontecimentos no Brasil e no mundo entre a Revolução Francesa e a Independência do Brasil. É importante identificar o autor, bem como o lugar social de ontem fala. Afinal, cada um tem seu ponto de vista e cada ponto de vista é visto de um ponto. Laurentino Gomes trabalha na Editora Abril há 20 anos, 15 dos quais foi repórter da revista Veja. A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.

Resultado de dez anos de investigação jornalística, o livro de Laurentino Gomes resgata e conta, de forma acessível, a história da corte lusitana no Brasil e tenta devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrito por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira. Como leitor cidadão comum, digo que vale a pena ler a obra, mas acredito que muitos historiadores dirão que não traz nenhuma contribuição às pesquisas. Já os que analisam a obra do ponto de vista comercial, poderão dizer que não passa de um engôdo de venda, em outras palavras, é uma publicação mercenária que visa apenas ganhar dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News