Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Liberdade sem Medo


Lendo uma obra clássica do Grande educador, filosofo da metade do século passado Alexander Sutherland Neill, intitulada de Liberdade sem Medo – Summerhill, que trata de uma experiência educacional pioneira na Inglaterra e depois exportada para os Estados Unidos da América que culminou nos moldes educacionais hoje estabelecidos, onde considera a capacidade colaborativa do educando no processo ensino aprendizagem, deixara-me inebriado por saber que um livro editado primeiramente em 1959 está tão vívido em suas posições políticas com a realidade atual, não só no âmbito educacional como numa abrangência social como um todo.

Mas deixemos de lado os tecnicismos da obra, já que apesar de recomendá-la principalmente a educadores e pessoas que buscam estabilidade profissional por meio do índice de inteligência emocional, já adianto que é uma leitura demorada de 375 paginas que merece muita cautela na sua interpretação, porém o que mais me impressionou na leitura fora duas citações de dois grandes pensadores Willian Blake e Kahlil Gibran, tratando especificamente da educação intrafamiliar das crianças, que nos leva a refletir um pouco mais sobre oque é certo ou errado na maneira de encararmos as crianças.

Em um ângulo bastante filosófico Willian Blake escreve:
As crianças do futuro, por nascer,
Quando página tal puderam ler,
Saberão que nos tempos do passado
Um Crime, o doce amor era julgado...

Já Kahlil Gibran num tom bastante dramático e de alerta aos pais escreveu pois, talvez o seu mais conhecido poema:
Teus filhos não são teus filhos.
São filhos e filhas da Vida, anelando por si própria
Vem através de ti, mas não de ti,
E embora estejam contigo, a ti não pertencem,
Podes dar-lhes teu amor, mas não teus pensamentos,
Pois que eles tem seus pensamentos próprios.
Podes abrigar seus corpos, mas não suas almas.
Pois que suas almas residem na casa do amanhã,
Que não podes visitar sequer em sonhos.
Podes esforçar-te por te parecer com eles,
Mas não procures faze-los semelhantes a ti,
Pois a vida não recua, e não se retarda no ontem.
Tu és o arco do qual teus filhos, como flechas vivas são disparados...
.............................
Que a tua inclinação, na mão do arqueiro, seja para a alegria.

Bem, o meu intuito de citar os dois pensadores fora apenas para repartir o meu contentamento em apreciar a referida obra, bem como levar a reflexão alguns colegas pais no enfrentamento dos problemas cotidianos relativos à educação de seus filhos. Finalizando este comentário, parafraseando A. S. Neil – “minha experiência de muitos anos no trato de crianças em summerhill, convenceu-me de que não há necessidade alguma de ensinar a uma criança como se comportar. Ela aprenderá o que é certo e o que é errado a boa hora, contanto que não seja pressionada para isso – aprender é um processo de adquirir valores do ambiente em que se vive. Se os pais forem honestos e morais, seus filhos no tempo devido, seguirão o mesmo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News